Solidariedade

Alunos recebem doações de tênis após foto gerar comoção nas redes sociais

Federação Maranhense de Voleibol (FMV) realizou campanha depois que diretora da entidade publicou foto dos estudantes descalços em jogo de vôlei.

Imirante Esporte

Atualizada em 12/05/2023 às 13h51
Alunos exibem os tênis doados após comoção nas redes sociais  ( Foto - Divulgação)
Alunos exibem os tênis doados após comoção nas redes sociais  ( Foto - Divulgação)

SÃO LUÍS – Uma foto que circulou nas redes sociais durante essa semana chamou atenção dos internautas e gerou bastante comoção. Um time de alunos de uma escola pública, que fica no bairro do Gapara, em São Luís, entrou em quadra com seus atletas descalços para a disputa do torneio de vôlei dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) 2023. A cena gerou tanta comoção que membros da Federação Maranhense de Voleibol (FMV) resolveram criar uma campanha que deu tão certo, que, com a doação de 50 pares de tênis, o nome do projeto que se chama “pés descalço” terá de ser trocado. Nesta quinta-feira (11), os estudantes – de 12 a 15 anos –, receberam os tênis em uma tarde marcada por solidariedade, agradecimentos e emoção. Além dos tênis, a FMV doou ainda pares de meias e bolas oficiais de vôlei. Tudo angariado através de doações. 

Ver os alunos da escola João do Vale já entrar em quadra em total desvantagem em relação aos sues adversários, isso levando em consideração apenas a questão esportiva, sensibilizou muita gente. E, como não poderia ser diferente, já que se tratava de uma disputa de voleibol, os membros da Federação Maranhense de Voleibol ficaram ainda mais sensibilizados. Mas esse sentimento não ficou apenas expresso nas redes sociais, pois se transformou em ação.

Foto que gerou comoção na internet ( Foto - Reprodução / Redes sociais)
Foto que gerou comoção na internet ( Foto - Reprodução / Redes sociais)

Depois de uma campanha, a FMV resolveu ir na escola entregar os pares de tênis para os alunos, que não esconderam a felicidade. “Agora vai ficar melhor para jogar. Nós gostamos de praticar esportes. O nosso professor é muito legal”, disse Jailton, de 12 anos, capitão do time da escola, que faz parte do projeto “Pés Descalços”, comandado pelo professor Telésforo Sousa, na escola João do Vale.

“Depois de receber uma doação como essa fica difícil manter esse nome. Mas a origem do nome pés descalços vem desde 2018, quando foi fundado o projeto, onde os alunos costumam treinar descalços. Esse projeto já vem acontecendo há seis anos e isso [jogar descalço] já era tido como normal aqui dentro da escola. O esporte é uma ferramenta fundamental na educação desses jovens. Valores como a disciplina, a amizade e o respeito ao próximo, são passados para eles através do voleibol”.

O presidente da FMV, Ricando Lins, contou como a situação dos meninos descalços chegou até eles. “Quando eles se apresentaram descalços, a nossa diretora, Mirela Goulart, entrou nas redes sociais, fez a postagem e mobilizou muitos pais, muita gente, que doou tênis novos e usados. E a federação entrou para fazer essas doações. A federação maranhão não está aqui apenas para competições, mas também para realização de projetos sociais. Esse já é o terceiro projeto que a federação entra. Já fizemos em Paço do Lumiar, fizemos em Rosário, e, como falei, o objetivo da federação não é apenas a realização de competições”, disse Lins.



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.