Levantamento de Peso

Com a participação de 100 atletas, é realizada a 1ª Etapa do Campeonato Maranhense

Evento, segundo organizadores, mostra o crescimento do esporte no Maranhão

Com informações da Assessoria

- Atualizada em 28/03/2023 às 15h43
Evento, segundo organizadores, mostra o crescimento do esporte no Maranhão
Evento, segundo organizadores, mostra o crescimento do esporte no Maranhão (Divulgação)

SÃO LUÍS - Concentração, precisão nos movimentos, técnica e força, muita força. Esse é o LPO  (Levantamento de Peso Olímpico) um esporte que tem um público cativo em São Luís. Prova disso, foi o sucesso da 1ª Etapa do Campeonato Maranhense, Copa Professor Dimas de LPO, que reuniu cerca de 100 atletas, no Complexo Esportivo Sports Village, no último sábado (25).

A competição contou com oito categorias no masculino e oito no feminino. Cada categoria foi dividida por peso corporal. E ainda tiveram categorias por faixa etária: do infantil ao máster.

Para a presidente de da Federação Esportiva de Levantamento de Peso do Maranhão (LPO), Lucena Marques, a competição abriu com chave de ouro os torneios da modalidade no Estado.  

“Essa é a primeira competição de um calendário recheado de eventos. E começamos com recorde de atletas inscritos, contemplando várias categorias por idade e peso. Isso significa o grande crescimento do esporte no Estado. E esse Campeonato serve de preparação para eventos maiores. Em agosto, o Maranhão vai sediar a Copa Nordeste de LPO, com a participação de atletas de vários Estados”, disse Lucena.

As disputas foram no arranco (“snatch”) e no arremesso (“clean and jerk”). O arranque é realizado com o atleta levantando a barra do chão até acima da cabeça em apenas um movimento, sem o apoio em outras partes do corpo. Já no segundo movimento, o  arremesso, o atleta precisa levantar a barra por cima do peito até os ombros, realizando uma parada.

Na frente dos jurados, os atletas tiveram 3 tentativas para levantar o peso previsto. O torneio atraiu atletas profissionais e amadores, atletas de todas as idades e de várias academias e Box de Crossfit.

Há nove anos no LPO, Ana Célia Piorski, campeã da categoria Máster, destaca os benefícios do esporte.

“Eu tenho quase 60 anos, sentia muitas dores da fibromialgia. Depois que comecei no esporte, não sinto mais dores. O LPO me trouxe qualidade de vida, além da possibilidade de ativar o espírito competitivo. E quem me incentivou no esporte foi o grande professor Eduardo Roberto da Silva, o nosso mestre Dudu”, disse Ana Célia.

A competição também serviu como base para os atletas da Seleção Maranhense que buscam índice para o Campeonato Brasileiro de LPO, previsto para o mês de maio, em Minas Gerais.

Amanda Marques, campeã Estadual e campeã Brasileira sub-20, competiu no evento e também foi jurada. Ela ressalta a importância da competição para elevar o nível do esporte no Estado, além de ser uma preparação para os torneios nacionais.

“O nível das competições está crescendo no Estado. A Federação tem trabalho forte para o desenvolvimento dos atletas. A estrutura também está cada vez melhor. Os atletas estão levantando cada vez mais peso. O Maranhão só tem a crescer no esporte e a ocupar mais o pódio em eventos nacionais”, afirma Amanda que se prepara para o Brasileiro de LPO, no período de 24 a 27 de maio, em Minas Gerais.

O resultado completo da 1ª Etapa do Campeonato Maranhense de LPO está disponível nas mídias sociais da Federação Maranhense de Levantamento de Peso – Felp MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.