No topo do mundo

Bia Ferreira bate colombiana e se torna bicampeã mundial de boxe

Brasileira ganhou Angie Valdés Pana em Mundial disputado na Índia.

Com informações da CBBOXE

Beatriz Ferreira  seu segundo título na competição
Beatriz Ferreira seu segundo título na competição (Divulgação/IBA)

NOVA DÉLI - Bicampeã mundial! A brasileira Beatriz Ferreira derrotou a colombiana Angie Valdés Pana, neste domingo (26), e conquistou a medalha de ouro na categoria até 60kg do Campeonato Mundial de boxe feminino, em Nova Déli, na Índia. Após uma campanha irretocável, Bia não deu margens para a adversária e venceu a final por decisão unânime. Ela ganhou seu segundo título na competição, tornando-se a primeira brasileira a alcançar o feito na modalidade.

Líder do ranking mundial, Bia Ferreira foi arrasadora na competição e coroou seu belo desempenho com a medalha de ouro. Até chegar a final, ela precisou passar por três atletas, vencendo todas com folga, por unanimidade. Já na decisão, a baiana de 30 anos teve pela frente uma jovem atleta, que vem em ascensão desde a última temporada e que passou por quatro fases até a final.

Como foi a luta

As duas já haviam se enfrentado uma vez, em julho do ano passado, no Grand Prix Internacional de boxe, no Rio de Janeiro. E assim como aconteceu neste domingo, a brasileira saiu vencedora naquela ocasião. Pelo Mundial, as duas fizeram uma luta muito bem disputada, mas com um maior domínio da brasileira, que utilizou-se de seu poderio e da experiência para vencer.

A brasileira foi para cima da adversária desde o primeiro instante e teve muita superioridade no primeiro round para vencer de forma unânime na visão dos cinco juízes. No segundo round, a colombiana cresceu na luta e encaixou boa sequências de golpes logo no início. No entanto, Bia foi muito bem na defesa e nos contra-ataques e levou a vitória na parcial para quatro árbitros. Já com a vitória muito bem encaminhada, Bia fez um terceiro round mais solto e conquistou a vitória por decisão unânime.

Marcas

Este foi o segundo título mundial de boxe de Bia, depois de ter levado o ouro pela primeira vez em 2019. No ano passado, ela também chegou até a final da competição, mas perdeu para a norte-americana Rashida Ellis e ficou a medalha de prata. Na Olimpíada de Tóquio, em 2021, a brasileira também perdeu na decisão e ficou com a medalha de prata. Estes números consolidam Bia Ferreira cada vez mais como um dos maiores nomes do boxe olímpico brasileiro.

E o Mundial em Nova Déli fez com que a baiana atingisse algumas marcas históricas. Ela se tornou a primeira brasileira a ser bicampeã mundial de boxe, ultrapassando Roseli Feitosa (2010) e Everton Lopes (2011), que têm uma conquista cada. A pugilista também foi a primeira atleta do Brasil a conquistar três medalhas mundiais e, além disso, a chegar em três finais da competição – e todas de forma consecutiva.

Esta ainda foi a melhor campanha do Brasil na história do Mundial de boxe feminino. Além do ouro de Beatriz Ferreira, o país conquistou um bronze com Barbara Santos (70kg) nesta edição. Jucielen Romeu (57kg) e Beatriz Soares (66kg) pararam nas quartas de final e ficaram a uma vitória da medalha. O Brasil ainda contou com a participação de Caroline Almeida (50kg), Tatiana Chagas (54kg) e Viviane Pereira (75kg) na competição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.