Maremoto

Moto e MAC se reencontram após 34 anos em uma decisão do Estadual

MAC poderia ter sido campão antecipado também em 1989, mas o Papão levantou a taça.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 20/03/2023 às 11h21
Moto Club ganhou a partida decisiva por 2 a 0
Moto Club ganhou a partida decisiva por 2 a 0 (Arquivo / Blog Futebol Maranhense)

SÃO LUÍS – Com a vitória do Moto Club, por 1 a 0, sobre o Maranhão Atlético na tarde deste domingo (19), o Campeonato Maranhense 2023 será decidido em dois jogos em sua grande final. Com chance de levar seu título antecipado, o MAC agora terá que superar o Papão em mais dois duelos. E como o futebol é feito, também, de história, essa decisão marca um reencontro que não ocorre desde o Estadual de 1989, quando o Bode também poderia ter levantado a taça por antecipação, mas o campeão foi o Rubro-Negro. 

Com 26 e 14 títulos, Moto Club e Maranhão Atlético são, respectivamente, os dois maiores vencedores do Campeonato Maranhense depois do Sampaio Corrêa, que já levantou 36 taças. O tradicional clássico “Maremoto” já definiu vários campeonatos estaduais no Maranhão, mas desde 1989, há 34 anos, eles não se reencontravam em uma decisão. O último título do Papão foi em 2018, diante do Imperatriz, e o Quadricolor foi campeão em 2013, também sobre o Cavalo de Aço. 

Na fase decisiva do Campeonato Maranhense de 1989, o Maranhão Atlético, que tinha a melhor campanha da competição, só precisava vencer a Caxiense, fora de casa, em Caxias, para ficar com o título, mas empatou por 1 a 1. Sem o título antecipado, o MAC precisou duelar com o Moto, que havia vencido o Sampaio Corrêa, por 1 a 0, em São Luís. Esse campeonato foi definido em uma espécie de quadrangular final, com Moto, MAC, Sampaio e Caxiense. E na partida que definiria o campeão deu Papão

No dia 6 de setembro de 1989, no estádio Castelão, o Moto Club venceu o Maranhão, por 2 a 0, e conquistou à época o seu 19 título estadual. Os gols da vitória motense foram marcados por Zé Roberto e Lamartine. Zé Roberto, inclusive, foi o artilheiro da competição, com 26 gols. 

O Campeonato Maranhense 2023 será decidido nos dias 22 e 26 deste mês, mas os locais e os horários ainda não foram definidos. 

FICHA TÉCNICA DA FINAL DE 1989

Moto Club  2 X 0  Maranhão

DATA: 6 de setembro de 1989

LOCAL: Estádio Castelão, São Luís (MA)

ÁRBITRO: Sérgio Faray, auxiliado por Renato Rodrigues e Verandy Fontes.

PÚBLICO: 40.944,00

GOLS: Zé Roberto 8', Lamartine 56'.

MOTO CLUB

Cláudio, Barbosa, Marreta, Paulo César e Zequinha; Alfredo, Hélio e Caio; Marco Piauí, Zé Roberto e Lamartine. 

Treinador: Djalma Cavalcante.

MARANHÃO

Salvino, Everaldo, Carlito, Lameu e Rogério; Adnilton, Batista (Hiltinho) e Daniel; Messias, Bacabal e Chiquinho (Ita). 

Treinador: José Carlos Queiroz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.