LBF 2023

Sampaio Basquete vence Campinas fora de casa

Time maranhense venceu a mesma equipe que derrotou no ano passado, quando conquistou o tri

Thiago Bastos / Imirante Esporte

Atualizada em 18/03/2023 às 20h05
Time maranhense venceu a mesma equipe que derrotou no ano passado, quando conquistou o tri
Time maranhense venceu a mesma equipe que derrotou no ano passado, quando conquistou o tri (João Marcos / Sampaio Basquete)

CAMPINAS (SP) – O Sampaio Basquete venceu a segunda partida, sendo a primeira fora de casa, na Liga de Basquete Feminino (LBF), neste sábado (18). Mesmo atuando fora de casa, no Ginásio Tênis Clube, em Campinas (SP), o Sampaio liderou o placar durante toda a partida e derrotou o time campineiro por 71 a 61. A partida teve a transmissão do Imirante.com e da Rádio Mirante AM.

O jogo

O técnico do Sampaio Basquete, Cristian Santander, entrou com o quinteto considerado ideal, com Tainá Paixão, recuperada de luxação em um dos dedos da mão, no lugar de Jenny Moura. As outras atletas que completaram o time titular foram Patty Teixeira, Mari Dias, Alana Gonçalo e Gabi Guimarães.

O Sampaio sempre liderou o placar, com um primeiro quarto impecável de Mari Dias, com 15 pontos somente neste período de jogo. Gabi Guimarães se destacou nos rebotes e Alana nas assistências. 

Bia e Isa Sangalli pelo lado de Campinas chamaram mais a atenção, mas mesmo com espaços, não era eficiente o time paulista, apesar da torcida a favor e com boa presença de público no Ginásio Tênis Clube. 

O primeiro quarto terminou 26 a 19 para o time maranhense. No segundo quarto, assim como havia ocorrido na estreia da Bolívia contra o Sodiê Mesquita (RJ), a ala Cacá pelo Unimed Campinas (SP) apareceu no jogo e com a maior rotação do Sampaio Basquete, o tricolor caiu de rendimento. 

Mari Dias passou a não ser tão eficiente, e mesmo com arremessos de Patty do perímetro, o Campinas se aproximou do placar em alguns momentos do segundo quarto. Mesmo assim, no fim do primeiro tempo, o placar chegou a registrar 40 a 31 para o Sampaio.

Os times foram para os vestiários com vantagem para o Sampaio Basquete por sete pontos. 40 a 33.

As destaques até então foram Mari Dias com 15 pontos e Cacá com 12 pontos. 

Tainá aparece

Até então discreta na partida e sentindo certa falta rde ritmo até então, a armadora Tainá Paixão, MVP das finais da LBF 2022 apareceu para o jogo e, juntamente com Maria Cláudia que veio da rotação tricolor, apareceu bem para o jogo. Com boas infiltrações de Tainá e jogo eficiente de Maria Cláudia, principalmente da zona de arremesso livre, o Sampaio manteve-se com boa margem de diferença de Campinas, mesmo com arremessos de Júlia pelo time paulista.

O terceiro quarto terminou 55 a 42 para o Sampaio Basquete e Tainá terminou com 14 pontos, e Maria Cláudia com 9 pontos.

No último quarto, com a volta de Maria Dias, que cometeu 4 faltas rapidamente na partida e praticamente ficou de fora do terceiro quarto por opção de Santander, o Sampaio melhorou no jogo defensivo e Tainá seguiu liderando tecnicamente o time.

Mesmo com a estratégia de Sidney Coppini, técnico do Campinas, de forçar o jogo defensivo nas piores arremessadoras do Sampaio, o time maranhense seguiu com boa margem de vantagem.

Faltando dois minutos e meio para o duelo terminar, Júlia deixou a vantagem em apenas seis pontos para o Sampaio. Na jogada seguinte, Alana Gonçalo – com outro jogo consistente – colocou uma bola de três fundamental.

Outra bola de três importante foi de Maria Cláudia, faltando um minuto e 35 para acabar. Mesmo com a partida mais truncada, devido aos tempos técnicos pedidos por Coppini, o Sampaio conseguiu administrar bem a partida. 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.