Copa do Brasil

Imirante Esporte analisa momento dos adversários dos maranhenses

Cordino, Tuntum e Sampaio estreiam nessa semana na competição

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 27/02/2023 às 17h34
Maranhenses buscarão vaga na próxima fase da Copa do Brasil
Maranhenses buscarão vaga na próxima fase da Copa do Brasil (Divulgação / Marcos Ribolli)

SÃO LUÍS – A Copa do Brasil retorna nesta semana com o complemento da sua primeira rodada e os três representantes maranhenses na maior competição de clubes do país entram em campo. Na quarta-feira (1º), o Cordino recebe o Brasil de Pelotas, em Barra do Corda, e o Tuntum enfrenta o ABC-RN, em Tuntum. Na quinta-feira (2), o Sampaio Corrêa vai até o interior do Paraná para duelar com o Maringá-PR. O Imirante Esporte fez uma análise de como chegam esses rivais dos maranhenses para os confrontos.

Brasil de Pelotas-RS

Vindo de dois rebaixamentos consecutivos no Campeonato Brasileiro, o Brasil de Pelotas ocupa neste momento a 6ª colocação no Campeonato Gaúcho. O time dirigido por Rogério Zirmerman vem em um “jejum” de vitórias nesta temporada. A última vitória foi no dia 29 de janeiro, sobre o Esportivo, pelo Estadual. Na sua última partida antes de estrear na Copa do Brasil o time gaúcho empatou, por 1 a 1, com o Avenida. Cordino e Brasil nunca se enfrentaram.

Com um time remodelado, o técnico Rogério Zimermann tem como um dos principais atletas o experiente goleiro Marcelo Piton, de 40 anos. Pitol é bastante conhecido no futebol gaúcho e tem passagens por Caxias, Sampaio Corrêa, Juventude, Náutico e surgiu nas categorias de base do Grêmio.

Cordino e Brasil de Pelotas duelam nesta quarta-feira (1º), às 19h, no estádio Leandrão, em Barra do Corda.

ABC-RN

Vindo de um acesso recente à Série B, o ABC ocupa a 3ª posição no quadrangular do Campeonato Potiguar. A equipe comandada Fernando Marchiori vem de uma derrota no Estadual, por 2 a 1, para o Potiguar de Mossoró. A equipe do ABC não vence há três partidas, são duas derrotas e um empate. Porém, o time não vive um mau momento na temporada, são nove vitórias e apenas esses dois tropeços no ano. Allan Dias, 32 anos, vai para sua terceira temporada no ABC como um dos destaque da equipe. Em 2022 ele fez 11 gols em 17 partidas. Neste ano, em oito jogos já marcou quatro vezes. Da base do São Paulo, Allan vestiu camisas de equipes como Ituano, Santo André, Remo, Santa Cruz entre outros.

Allan Dias, 32 anos, vai para sua terceira temporada no ABC e é um dos principais jogadores da equipe. Neste ano, em oito jogos já marcou quatro vezes. Da base do São Paulo, Allan vestiu camisas de equipes como Ituano, Santo André, Remo, Santa Cruz entre outros.

Tuntum e ABC medem força nesta quarta-feira (1º), às 19h, no estádio Rafael Seabra, em Tuntum. 

Maringá

Vivendo um período de ascensão no futebol paranaense, depois do vice-campeonato estadual em 2022, o Maringá faz mais uma vez uma boa temporada. O adversário do Sampaio Corrêa tem apenas duas derrotas em 2023, para Athletico-PR e Coritiba, os dois principais clubes do Paraná. [

No Campeonato Paranaense o Maringá avançou para quartas de final na 4º posição e vai enfrentar Cianorte. Em seu último jogo pelo Estadual o Maringá bateu São Joseense, por 3 x1.

Serginho, 32 anos, é um dos mais experientes e o principal nome da equipe treinada por Jorge Castilho. Da base do Santos, Serginho tem passagens por Palmeiras, Paysandu, Ceará e futebol japonês, do Cazaquistão dentre clubes menores do Brasil.

Maringá e Sampaio se enfrentam às 20h, Willian Davids, em Maringá. 

Modelo da disputa 

O formato dos duelos desta fase inicial será em jogo único, com o mandante sendo o time com posição inferior no Ranking Nacional de Clubes. Vitórias simples garantem o time na próxima fase da competição, e o time visitante tem a vantagem do empate.

Na fase seguinte, que também será em partida única, se o embate encabar com um empate, a classificação será definida nas penalidades máximas.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.