A bola vai rolar!

Returno do Estadual começa nesta quarta-feira (1º) com muita coisa em jogo

Rodada de abertura terá dois confrontos; saiba o que cada time tem como foco.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Times iniciam disputa do 2º turno do Campeonato Maranhense
Times iniciam disputa do 2º turno do Campeonato Maranhense (Reprodução)

SÃO LUÍS – Com algumas mudanças, como sempre, na sua tabela, o Campeonato Maranhense 2023 terá o início do seu 2º turno nesta quarta-feira (1º) com dois confrontos. O Moto Club visita o Pinheiro e Sampaio Corrêa e São José se enfrentam em São Luís. Com o Maranhão Atlético, campeão do 1º turno, mais tranquilo, esse returno tem muita coisa em jogo para o restantes das equipes. O Moto, por exemplo, tem toda uma temporada de 2024 em jogo. O Sampaio segue em busca do seu tetracampeonato e times como São José, IAPE e Pinheiro precisam melhorar seus desempenhos para afastar o fantasma do rebaixamento.

Com uma temporada bastante pobre de calendário nesta temporada de 2023 – principalmente depois de ter ficado fora da fase de grupos da Copa do Nordeste –, o Moto Club precisa chegar à final do Estadual para, pelo, menos garantir logo participação em competições nacionais em 2024. Caso isso não venha acontecer, restará apenas a Copa FMF, competição que exige uma equipe quase toda sub-23, com apenas três atletas acima dessa idade.

Já o Sampaio Corrêa, que perdeu a final do 1º turno para o MAC, precisa fazer um returno ainda melhor para garantir uma vaga na decisão e, consequentemente, sua vaga direta na Copa do Brasil do próximo ano, sem depender de ranking de clubes, e também participação na Copa do Nordeste, ou, pelo menos, na pré-Copa do Nordeste. Ao Tricolor vale também um tetracampeonato seguido, o que não acontece deste a década de 1980.

Campeão do 1º turno, com vaga garantida na decisão, o Maranhão Atlético é o time que entrará mais tranquilo para a disputa desta segunda etapa.

De olho na degola

Com a pontuação zerada nos grupos, o 2º turno começa com todos os times em pé de igualdade, mas a classificação geral segue computando todos os pontos e tem gente que fez um turno inicial bem ruim e já precisa reagir urgentemente.

Lanterna na classificação geral, sem nenhum ponto, o São José precisa fazer agora um turno perfeito para se manter na elite do futebol maranhense e, na melhor das hipóteses, chegar na fase mais aguda da disputa.

Com apenas três pontos, Chapadinha, Pinheiro e IAPE também precisam mostrar serviço se quiserem se manter vivos. O Sampaio, com 13 pontos, é o líder na classificação geral, com o MAC, que tem 11, na vice-liderança. Com cinco e quatro pontos respectivamente, Moto Club e Cordino têm menos chance de queda, mas precisam pontuar.

Rodada de abertura do 2º turno

01/02

19h - Pinheiro X Moto (Costa Rodrigues)

*20h15 - Sampaio X São José (Castelão)

*jogo da 2ª rodada antecipado



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.