Troféu Mirante

Relembre a história do "Oscar do Esporte do Maranhão"

Considerado o "Oscar do Esporte Maranhense", a premiação acontece desde 2005.

Imirante Esporte

- Atualizada em 25/01/2023 às 15h35
Edição em 2020 foi a última realizada no Arthur Azevedo (Crédito: Divulgação)
Edição em 2020 foi a última realizada no Arthur Azevedo (Crédito: Divulgação)

SÃO LUÍS - Será realizada nesta quarta-feira (25) a 18ª edição do Troféu Mirante Esporte em evento marcado para às 19h30 no Teatro Arthur Azevedo. 

Considerado o "Oscar do Esporte Maranhense", a premiação acontece desde 2005, quando era realizado na Faculdade Fama. 

Deste o primeiro prêmio, o evento homenageia grandes nomes do esporte local e prestigia a memória de todas as modalidades. 

Além de destacar o desempenho individual dos atletas, o prêmio também celebra o trabalho das federações e seus colaboradores e investidores. 

Edição deste ano terá como apresentadores Mateus Sampaio e Heloísa Batalha (Crédito: Paulo Soares)
Edição deste ano terá como apresentadores Mateus Sampaio e Heloísa Batalha (Crédito: Paulo Soares)

O projeto nasceu de um sonho do empresário Fernando Sarney que, com destreza, elaborou um ato que celebra a força de modalidades no Maranhão e incentiva a formação de atletas.

É de destacar ainda que o Troféu Mirante Esporte também incentiva o caminho do jovem para o esporte, livrando-o do caminho nocivo da criminalidade.


Primeira edição

Na primeira edição, o Troféu Mirante Esporte premiou 17 modalidades esportivas e cada federação indicou os três atletas de maior destaque em 2005. A votação ocorreu através de cupons do jornal O Estado do Maranhão e pelo site Imirante.com.

O atletismo foi a primeira modalidade a ser premiada e a escolhida pelo júri foi a atleta Aline Fernanda Santos. Em seguida foi premiada como melhor atleta de 2005 no basquete Tércia Vanessa Aragão Ferreira. No Beach Soccer o premiado foi Sérgio Roberto Andrade Soares, o Serginho, que não pôde comparecer para receber seu troféu e enviou um representante.

Willen Roberth Miranda Silva foi o vencedor da modalidade ciclismo e Victor de Jesus Dourado, o Palito, jogador do Moto, no futebol.

Também foram premiados: Samuel de Jesus (Futsal), Larissa Feques Vale (Ginástica), Thalyanne Caroline Albuquerque Silva (Handebol), André Mendonça de Abreu (Hipismo), Ítalo Antony Campos Nunes (Judô), Augusto César Maciel Jr. (Karatê), Thiago Bittercout Rocha (Kart), Franciso Xavier (Tae kwon do), Jéssica Albuquerque de Brito (Tênis de Quadra), Jaynara Sousa de Macedo (Tênis de Mesa) e Simone da Conceição Correa dos Santos (Vôlei).

O júri popular escolheu como melhor atleta do ano de 2005 o judoca Luís Antônio Moraes Silva Cutrim. No júri oficial a vencedora foi Tércia Vanessa Aragão Ferreira (basquete).

O Troféu Mirante Esporte escolheu a Federação Maranhense de Judô como a melhor entidade do ano. O prêmio foi recebido pelo presidente Chico Leite.

Votação

Com o apoio das federações, os vencedores do Troféu Mirante Esporte são escolhidos por meio de votação popular e pela análise de técnicos especializados, que premiam os esportistas em categorias como melhor atleta de cada modalidade, atleta do ano, federação destaque e atleta júri popular.

A premiação tem como principal objetivo valorizar e reconhecer o potencial dos atletas maranhenses, despertando o interesse e o envolvimento da comunidade, de empresas e do poder público.

Este ano, com a inclusão do skate, teremos 29 modalidades concorrendo na premiação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.