Troféu Mirante Esporte

Congresso Esportivo do Troféu Mirante reúne convidados especiais e indicados ao prêmio em bate-papo animado

Evento abriu as atividades do Oscar do Esporte Maranhense, que ocorre nesta quarta-feira (25).

Gustavo Arruda e Karen Rios / Imirante Esporte

Atualizada em 25/01/2023 às 04h03
Radamés Lattari, vice-presidente da CBV, foi um dos convidados do Congresso Esportivo do Troféu Mirante. (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)
Radamés Lattari, vice-presidente da CBV, foi um dos convidados do Congresso Esportivo do Troféu Mirante. (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Maior evento esportivo do Maranhão, o Troféu Mirante Esporte deu o pontapé inicial de sua 18ª edição nesta terça-feira (24), com a realização do Congresso Esportivo Troféu Mirante, que ocorreu no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, em São Luís. Apresentado por Afonso Diniz, jornalista do Grupo Mirante, o evento teve a participação de atletas indicados ao “Oscar do Esporte Maranhense” e representantes de federações, que interagiram com convidados especiais em três painéis de debates sobre temas ligados ao mundo esportivo: a captação de patrocínios, a força das mulheres em múltiplas modalidades e o desafio de conciliar a carreira com a vida de competições. Uma grande prévia para o Troféu Mirante, que ocorre na noite desta quarta-feira (25), no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.

GALERIA: Veja as melhores imagens do Congresso Esportivo do Troféu Mirante

Radamés Lattari, Eurico Pacífico, Joaquim Haickel e Frederico Castro durante o primeiro painel do Congresso Esportivo do Troféu Mirante. (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)
Radamés Lattari, Eurico Pacífico, Joaquim Haickel e Frederico Castro durante o primeiro painel do Congresso Esportivo do Troféu Mirante. (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)

O primeiro painel do Congresso Esportivo Troféu Mirante teve como tema "Patrocínio no Esporte - Quais os caminhos para conseguir o seu?" e contou com quatro participações especiais: Joaquim Haickel (ex-deputado e ex-secretário de Esporte e Lazer), Radamés Lattari (vice-presidente da Confederação Brasileira de Vôlei), Frederico Castro (nadador) e Cássia Melo (especialista em marketing de patrocínios incentivados no esporte). Em debate mediado por Eurico Pacífico, presidente da Federação Maranhense de Beach Soccer, os convidados falaram da importância da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, criada por Haickel, para alavancar a carreira de vários atletas e citaram exemplos vitoriosos, como o kitesurfista Bruno Lobo e a equipe do Sampaio Basquete. A elaboração de um bom projeto por parte dos atletas e a confiança das empresas nesse tipo de iniciativa também receberam destaque durante o bate-papo.

Cássia Melo, especialista em marketing de patrocínios incentivados no esporte. (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)
Cássia Melo, especialista em marketing de patrocínios incentivados no esporte. (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)

Em seguida, foi realizado o segundo painel do Congresso Esportivo Troféu Mirante, intitulado "Mulheres no esporte - Conquistas e desafios", que foi mediado por Jana Fontenele, apresentadora do Globo Esporte, da TV Mirante. A conversa teve a presença de três das atletas mais vitoriosas do esporte maranhense: Adriele Rocha, eleita a melhor jogadora de beach soccer do mundo em 2022, Iziane Castro, que já disputou duas Olimpíadas e fez história no basquete brasileiro nas décadas de 2000 e 2010, e Sílvia Helena, eleita duas vezes a melhor handebolista das Américas e com mais de duas décadas de serviços à Seleção Brasileira. O trio falou das principais façanhas de suas carreiras no esporte, sobre os obstáculos superados em busca do sucesso e da construção de projetos sociais para dar mais oportunidades de vida a futuros atletas maranhenses.

Iziane Castro, Adriele Rocha, Jana Fontenele e Sílvia Helena comandaram o painel
Iziane Castro, Adriele Rocha, Jana Fontenele e Sílvia Helena comandaram o painel "Mulheres no esporte - Conquistas e desafios". (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)

O terceiro e último painel do Congresso Esportivo Troféu Mirante debateu o seguinte tema: "Como conciliar esporte e carreira". Contando com a mediação do jornalista Thiago Amorim, coordenador do Núcleo de Esportes do Grupo Mirante, o bate-papo reuniu Bruno Lobo (multicampeão de kitesurf e médico ortopedista), Márcio Barbosa (campeão mundial de judô na categoria veteranos e médico cardiologista) e Nayany Dandara (atleta de vôlei de praia e profissional de educação física), que falaram sobre suas rotinas de treino, trabalho e competições, além de ressaltar a importância da disciplina para a melhor execução de todas as tarefas do dia-a-dia.

Bruno Lobo, Thiago Amorim, Nayany Dandara e Márcio Barbosa protagonizaram um bate-papo animado no painel
Bruno Lobo, Thiago Amorim, Nayany Dandara e Márcio Barbosa protagonizaram um bate-papo animado no painel "Como conciliar esporte e carreira". (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)

Sobre o Troféu Mirante Esporte

Realizado há 18 anos, o Troféu Mirante Esporte tem como objetivo valorizar e reconhecer o potencial dos atletas maranhenses, despertando o interesse e o envolvimento da comunidade, de empresas e do poder público.

Com o apoio das federações, os vencedores do Troféu Mirante Esporte são escolhidos por meio de votação popular e pela análise de um júri técnico especializado, formado pelos jornalistas esportivos do Grupo Mirante, que premiam os esportistas em categorias como melhor atleta de cada modalidade, atleta do ano, federação destaque e atleta eleito pelo júri popular.

Em 2023, o Troféu Mirante Esporte voltará a ter uma cerimônia de premiação no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, após quase três anos de restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19. Na 17ª edição do Oscar do Esporte Maranhense, realizada em 2022, nos estúdios da TV Mirante, o prêmio principal ficou com Jardiel Vieira Soares, atleta paralímpico do Futebol de 5.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.