Clássico maranhense

Com mudanças em potes, Sampaio pode pegar Tuntum ou Cordino na 1ª fase da Copa do Brasil

Tricolor pode pegar rivais locais no interior do estado em cruzamento após sorteio.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 01/01/2023 às 19h40
Sampaio Corrêa e Cordino decidiram o Estadual 2022
Sampaio Corrêa e Cordino decidiram o Estadual 2022 (Divulgação / Sampaio Corrêa)

SÃO LUÍS – Uma mudança de um dos indicados da federação cearense de futebol à Copa do Brasil 2023 aumentou as chances de o Sampaio Corrêa ter pela frente outro clube maranhense na competição logo no início. Com a saída do Pacajus-CE, que foi substituído pelo Iguatu-CE, por causa de um problema no regulamento da Taça Fares Lopes 2022, Cordino e Tuntum podem ser adversários da Bolívia Querida já na 1ª fase da Copa do Brasil, e essa partida seria disputada no interior do estado, de acordo com a tabela. 

No Ceará, a federação local teve de substituir a indicação do Pacajus pelo Iguatu. É que o Pacajus foi campeão da Taça Fares Lopes 2022, mas a competição não cumpri a cota necessária de ter, pelo menos, quatro times da 1ª divisão na disputa, critério necessário para valer uma vaga na Copa do Brasil, segundo o regulamento da competição nacional. Com isso, a CBF obrigou a federação cearense a mudar o Pacajus pelo Iguatu, que se classificou via Estadual. 

Com essa mudança no Ceará, o Cordino, que era do Grupo H, foi para o Grupo G, que já tinha o Tuntum, o outro representante maranhense na Copa do Brasil 2023. Como o chaveamento da 1ª fase da Copa do Brasil diz que os times do Grupo C (que tem o Sampaio) enfrentarão as equipes do “G”, as chances de um duelo maranhenses aumentaram ainda mais. E esse confronto, caso venha acontecer, será na casa de Tuntum ou Cordino, já que as equipes do Grupo G iniciam a disputa atuando em casa, em jogo único – o visitante joga pelo empate. 

A Copa do Brasil 2023 começa no dia 22 de fevereiro, com a participação de 92 clubes. O sorteio para a 1ª fase – que terá 80 times na disputa –, ocorrerá no mês de janeiro, mas ainda não tem data definida.

O Maranhão terá três representantes na Copa do Brasil de 2023, Sampaio Corrêa, campeão estadual, o Cordino, que é o vice, e o Tuntum, atual campeão da Copa FMF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.