Novo regulamento

CBF anuncia mudanças nos critérios de classificação da Copa do Brasil

Entidade passará a usar ranking de federações para incluir clubes na competição.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Copa do Brasil de 2023 terá três clubes maranhenses na disputa
Copa do Brasil de 2023 terá três clubes maranhenses na disputa (Divulgação / CBF)

SÃO LUÍS – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (26) o regulamento da tabela básica da Copa do Brasil 2023, que começa no dia 22 de fevereiro, com a participação de 92 clubes. O sorteio para a 1ª fase – que terá 80 times na disputa –, ocorrerá no mês de janeiro, mas ainda não tem data definida. Uma mudança considerável também foi anunciada, na edição de 2024 a competição passará contar apenas o Ranking Nacional de Federações para critérios de vagas.

Como praticamente tudo sobre a edição de 2023 está definido, o que mais chamou a atenção foi uma mudança no regulamento para 2024. A CBF informou que não haverá mais vagas para os 10 primeiros colocados do seu Ranking Nacional de Clubes. Em 2024, os critérios de vagas por ranking passará a usar o Ranking Nacional de Federações como parâmetro de classificação.

Sendo assim, São Paulo e Rio de Janeiro, os dois melhores colocados no Ranking Nacional de Federações, terão direito a seis vagas cada um, que devem sair das competições estaduais. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, a cinco cada; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, a três cada; enquanto os demais estados a somente duas.

A Copa do Brasil de 2024 continuará reservando 12 vagas fora os estaduais para os clubes classificados para a Copa Libertadores, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do Campeonato Brasileiro e clubes complementares do Brasileirão – para a edição de 2023 foi o caso do São Paulo, que ficou em nono lugar em 2022.

O Maranhão terá três representantes na Copa do Brasil de 2023, Sampaio Corrêa, campeão estadual, o Cordino, que é o vice, e o Tuntum, atual campeão da Copa FMF.



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.