No pódio

Pan-Americano de Formula Kite acaba com vitória de maranhense em São Luís

Bruno Lobo e Lucas Fonseca, do Maranhão, ficaram em 1º e 3º respectivamente.

Com informações da assessoria

Bruno Lobo e a campeão do feminino, Socorro Reis, que é do Piauí, mas mora em São Luís
Bruno Lobo e a campeão do feminino, Socorro Reis, que é do Piauí, mas mora em São Luís (Divulgação)

SÃO LUÍS - Encerrou com trio de brasileiros no pódio o campeonato Pan-Americano de Formula Kite, realizado até este domingo (13), em São Luís. O maranhense Bruno Lobo (29) foi o melhor colocado da disputa entre todos os participantes do continente americano na categoria masculina. Já na categoria feminina, a melhor das américas é a piauiense Socorro Reis. O também maranhense Lucas Fonseca (17) ficou em terceiro lugar.

O segundo lugar do campeonato na categoria masculina ficou com Tiger Tyson, de Antigua e Barbuda. Já na categoria feminina , a terceira colocada foi Maria Lizeth Rojas (Colômbia). Em segundo lugar ficou Catalina Turienzo (Argentina).

O atleta Bruno Lobo comemorou o pódio, que lhe garante também a classificação para o campeonato Pan-Americano de de Formula Kite de 2023, que será realizado em Santiago, no Chile. O evento é mais uma etapa no sonho do brasileiro de representar o país nos Jogos Olímpicos de Paris. “Agora, é manter o foco com o objetivo do Chile no ano que vem e das Olimpíadas. Para mim, que ajudei a começar este esporte aqui no Maranhão, é motivo de muita alegria conquistar esse título em casa”, comemorou Lobo.

Quem também já está de olho na próxima temporada é Socorro Reis. “Estou muito feliz, consegui um título inédito para mim. Vou focar para melhorar ainda mais, o próximo ano vai ser de muitos desafios. Estou animada porque vou poder representar o Brasil no Chile ano que vem”, disse.

Internacional

Foi a primeira vez que o Brasil sediou o evento. A abertura oficial do campeonato foi realizada na terça-feira (8), com o início das regatas no dia seguinte. Para Rogério Luna, organizador local do campeonato, ter São Luís como sede vai ajudar a abrir portas para o Maranhão e o Brasil. “Foram dias maravilhosos, em que o sol e o vento colaboraram para que pudéssemos fazer um excelente campeonato. Os atletas estavam muito felizes de estar aqui e encontraram condições excelentes para a competição e a prática do kitesurf como um todo”, pontuou ele.

Na categoria Open, que engloba os participantes de todas as nacionalidades, o vencedor entre os homens foi Max Maeder (15) de Singapura, com o segundo lugar ficando para Martin Dolenc da Croácia. Bruno Lobo também conquistou o pódio nessa categoria: ficou com o terceiro lugar geral.

Entre as mulheres, a vencedora da modalidade open foi Lauriane Nolot. Em segundo lugar, ficou Jemima Crathorne (Reino Unido) e Sofia Tomasoni (Itália).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.