Disputa nacional

Maranhenses estão em Goiânia para disputa de torneio nacional de ginástica artística

Estado tem cinco competidoras e duas fazem parte de projeto social.

Imirante Esporte

- Atualizada em 14/11/2022 às 12h26
Atletas do Maranhão já estão em Goiânia
Atletas do Maranhão já estão em Goiânia

GOIÂNIA – A partir desta terça-feira (15),o Maranhão estará na disputa do 41º Torneio Nacional de Ginástica Artística Feminina, que será realizado Goiânia. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), terá cinco atletas, todas da Gymkids, academia com fins lucrativos, mas que mantém um projeto social voltado para atletas de baixa renda. Das cinco competidoras maranhenses, duas fazem parte dessa iniciativa filantrópica.

Em busca do título nacional, a equipe maranhense terá as atletas Ana Carolina Araújo (Juvenil inciante), Maria Clara Carvalho Cutrim (Juvenil iniciante), Marianny Souza Roque (Juvenil Iniciante), Marina Sousa de Aaraújo Calheiros (Infantil iniciante) e Stefany Menezes da Costa na disputa.

Destas atletas, Stefany Menezes e Maria Clara Carvalho fazem parte do projeto social da Gymkids. E as duas chegam gabaritadas para a competição nacional. Maria Clara Cutrim, aluna da UEB Menino Jesus de Praga, no Vinhais, é campeã dos Jogos Escolares Ludovicenses, JEL'S 2022 na categoria infanto, e Stefany de Sá, aluna da UEB professor João Lima Sobrinho, no Coroadinho, é vice-campeã dos Jogos Escolares Maranhenses JEM'S 2022, na categoria infantil, e representante do Maranhão nos Jogos Escolares Brasileiros JEB'S, no Rio de Janeiro.

O 41º Torneio Nacional de Ginástica Artística acontecerá no período de 15 a 20 de novembro na cidade de Goiânia, em Goiás.

Atleta Ana Carolina Araújo, aluna do Colégio Sol, campeã dos JEM'S 2022 (Foto - Divulgação)
Atleta Ana Carolina Araújo, aluna do Colégio Sol, campeã dos JEM'S 2022 (Foto - Divulgação)

Saiba mais 

A ginástica que hoje é conhecida como artística ainda é citada em muitos livros e sites como ginástica olímpica. No passado, já foi chamada de ginástica desportiva e de ginástica de aparelhos. Em circuitos esportivos internacionais, é comum ouvir atletas, técnicos e até leigos usando simplesmente as iniciais GA - isto é, ginástica artística.  

Na ginástica artística, a cada prova o atleta é avaliado de acordo com a dificuldade da série e a execução dos movimentos. Tanto os homens como as mulheres competem na soma de pontos, individualmente e por equipe, mas há provas distintas para ambos os sexos.  

Homens e Mulheres 

Solo - série de exercícios realizada sobre um tablado quadrado de 12 metros montado sobre uma estrutura com molas e espuma. As mulheres se apresentam com música e enquanto os homens fazem sua série sem música. 

Salto – o objetivo é saltar apoiando-se numa pequena trave recoberta de couro. Um pequeno trampolim fixado no chão ajuda o ginasta a tomar impulso. 

Mulheres 

Barras Assimétricas – pelo menos dez elementos devem ser incluídos na apresentação em duas barras paralelas de alturas diferentes. Balanços circulares, piruetas, giros, saltos e voos são avaliados pela banca e arbitragem. 

Trave de Equilíbrio – sobre uma trave de metal, revestida por espuma e couro, as ginastas fazem apresentações com elementos obrigatórios.  

Homens 

Barra fixa – as apresentações são feitas numa única barra a 2,8m do chão. O movimento deve ser contínuo, incluindo giros e mortais. 

Barras paralelas – as apresentações são feitas em duas barras paralelas. São exigidos movimentos de suporte, apoio, giro e balanço. 

Cavalo com alças – os atletas evoluem sobre uma trave com alças laterais. São exigidos movimentos fluentes e contínuos, com mudanças do apoio de mão, tesouras e passagens com as pernas unidas e paralelas. 

Argolas - aparelho que exige força e concentração. Os ginastas se apresentam com as mãos nas duas argolas paralelas. Há exercícios obrigatório, como a parada com os braços abertos.  (Fonte: COB)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.