Corpo em movimento

Mais de mil ciclistas participam de passeio ciclístico em comemoração aos 75 anos do Sesc no Maranhão

O percurso do passeio, de cerca de 10 quilômetros, saiu da unidade Sesc Deodoro, no Centro de São Luís, com destino ao Círculo Militar, situado na avenida Litorânea, no Calhau.

Publipost / Sesc-MA

- Atualizada em 14/11/2022 às 19h37

SÃO LUÍS – Mais de mil pessoas acordaram cedo nesse domingo (13) para participar da 15ª edição do Passeio Ciclístico do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Maranhão, que neste ano completa 75 anos de atuação no Estado. O percurso do passeio, de cerca de 10 quilômetros, saiu da unidade Sesc Deodoro, no Centro de São Luís, com destino ao Círculo Militar, situado na avenida Litorânea, no Calhau.

Animados, os primeiros ciclistas começaram a chegar na unidade Sesc Deodoro por volta das 6h30 desse domingo para participar do passeio. Vestidos de azul, veteranos e novatos na prática do ciclismo lotaram a alameda Silva Maia, no Complexo Deodoro, onde também puderam realizar aferição de pressão arterial, teste de glicemia e receberam protetor solar para prevenir e combater o câncer de pele, ações realizadas pelo Sesc Saúde.

Percurso passou pela rua Rua Rio Branco, ponte do São Francisco, avenida Ana Jansen, e avenida Litorânea. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)
Percurso passou pela rua Rua Rio Branco, ponte do São Francisco, avenida Ana Jansen, e avenida Litorânea. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

Um dos primeiros a chegar na concentração do Passeio Ciclístico Sesc 75 anos foi o agente de saúde Magno Silva, que pratica o ciclismo há dois anos. Para ele, pedalar é uma excelente forma de melhorar o condicionamento físico e, consequentemente, garantir uma melhor qualidade de vida.

“O ciclismo é importante não só pra minha vida, mas creio que para a sociedade em geral, porque por meio dessa prática, a gente consegue se movimentar, cuidar da saúde e fazer novas amizades. Já estou aqui preparado para encarar esses mais de 10 quilômetros hoje”, afirmou o agente de saúde.

Mais de mil pessoas participaram do evento. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)
Mais de mil pessoas participaram do evento. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

Muitos estreantes na modalidade também participaram do passeio ciclístico, como foi o caso da costureira Ana Cláudia Santos, que em uma bicicleta dobrável encarou, pela primeira vez, um passeio todo feito pedalando a bike. Ela disse que se preparou bastante para encarar todo o percurso e contou com o incentivo de uma amiga, que também participou do passeio promovido pelo Sesc.

“Minha preparação foi, principalmente, dormindo cedo no dia anterior e me alimentando de forma saudável correta e saudável. É a primeira vez que participo de um evento como este. Estou com muita expectativa e, se tudo der certo, pretendo me manter ativa na prática do ciclismo”, contou Ana Cláudia.

Todo o percurso foi acompanhado por equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária Militar (BPRM), agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e militares do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), que organizaram o trânsito e garantiram a segurança de todos os participantes.

Chegada

No fim do Passeio Ciclístico Sesc 75 anos, no Círculo Militar, os participantes receberam água gelada e frutas para recuperar a energia gasta após pedalarem mais de 10 km. Uma massagem relaxante também estava à disposição dos ciclistas que participaram do passeio.

Ainda durante a chegada do passeio, houve o sorteio de sete bicicletas e uma patinete, além de acessórios esportivos. O dono da bike mais bem decorada com o tema ‘Copa do Mundo’, também levou para casa uma bicicleta novinha.

Massagem relaxante no fim do percurso. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)
Massagem relaxante no fim do percurso. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

Doação de alimentos para o Mesa Brasil

Durante as inscrições do Passeio Ciclístico Sesc 75 anos, cada participante fez a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis que serão destinados ao Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional de combate à fome e ao desperdício de alimentos feito pelo Sesc. O supervisor do Núcleo de Lazer da entidade, Carlos Dominici, explicou que as cerca de duas toneladas de alimentos arrecadados serão doadas a mais de 100 instituições em todo o Maranhão, 80 delas só em São Luís.

“O Sesc tem um trabalho social muito forte, então a gente compreende e fica feliz na responsabilidade social que todas essas pessoas que se inscreveram no passeio têm e estão proporcionando, juntamente ao Sesc, em ajudar mais de 100 instituições em todo o Estado, em benefício daquelas famílias que mais precisam e que vivem em situação de vulnerabilidade social”, disse.

De acordo com a diretora regional do Sesc, Rutineia Monteiro, após dois anos de pandemia, o Sesc retorna com seu tradicional passeio ciclístico, como parte das programações em comemoração aos 75 anos da entidade no Maranhão. Ainda segundo Rutineia, o objetivo do evento é incentivar à prática da atividade física e fortalecer o trabalho social que Sesc realiza ao longo de mais de sete décadas.

“O Sesc é uma instituição que promove saúde, lazer, educação e cultura. Na nossa grade de programação em comemoração aos 75 anos, era fundamental a gente retomar o passeio tradicional que nós fazemos todo ano, que é o passeio ciclístico, sempre em parceria com o 24º Batalhão de Infantaria de Selva e outros apoiadores que trabalham nessa área do ciclismo. É um incentivo à prática da atividade física e fortalece o nosso programa de assistência, o Mesa Brasil Sesc”, ressaltou.

Sesc Maranhão 75 anos

O Sesc comemora no dia 20 de novembro, 75 anos de trabalho social. Criado como uma entidade de direito privado, um serviço social autônomo sem fins lucrativos, o Sesc promove a qualidade de vida dos comerciários, seus dependentes e comunidade. 

O trabalho do Sesc é referência no país em programas de combate à fome, de incentivo à cultura, de atenção a pessoas na terceira idade, de inclusão digital e de educação, entre tantos outros. As ações da instituição se destacam pela abrangência, favorecendo crianças, jovens, adultos e idosos.

A programação em comemoração aos 75 anos do Sesc segue até o dia 19 de novembro, em que será realizado o principal evento da programação com ações de saúde, oficinas socioeducativas, difusão da leitura/contação de histórias, atividades de lazer/recreativas, stand com a participação do Senac com serviços no âmbito da beleza/ estética e culinária e a partir das 16h, apresentações artísticos-culturais diversas, com destaque para o Pocket Show Pão com Ovo, bandas Mix in Brasil, Mano Borges e a grande atração da noite: Fafá de Belém.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.