Kitesurf

Bruno Lobo faz história e se torna tricampeão pan-americano de Fórmula Kite em São Luís

Kitesurfista maranhense deu mais um grande passo em busca da vaga nos Jogos Olímpicos.

Imirante Esporte, com informações da Assessoria

Competindo em casa, Bruno Lobo faturou título do Pan-Americano.
Competindo em casa, Bruno Lobo faturou título do Pan-Americano. (Nelson Magela / Kiteclasses)

SÃO LUÍS - Kitesurfista número 1 do Brasil, o maranhense Bruno Lobo conseguiu um feito histórico no Campeonato Pan-Americano de Fórmula Kite, que foi realizado na praia do Olho d'Água, em São Luís, e teve sua final realizada no domingo (13). Regular durante toda a competição e eficiente nas regatas decisivas, Bruno sagrou-se tricampeão pan-americano e mostrou mais uma vez porque é um dos principais nomes da modalidade no continente.

Líder do Pan-Americano desde as primeiras regatas, Bruno Lobo levou a melhor em disputa contra Tiger Tyson, de Antígua e Barbuda, que ficou na segunda posição, e o também brasileiro Lucas Fonseca, terceiro colocado. Na categoria Open, com participação de atletas de outros continentes, o maranhense conquistou a medalha de bronze, ficando atrás apenas de Maximilian Maeder (Singapura) e Martin Dolenc (Croácia).

Além de sagrar-se campeão pan-americano, Bruno Lobo confirmou o sexto título brasileiro de Fórmula Kite, já que as regatas em São Luís também contaram como terceira e decisiva etapa da competição nacional.

“Para mim, que ajudei a começar este esporte aqui no Maranhão, é motivo de muita alegria faturar esses títulos em casa. Agora, é manter o foco com o objetivo do Chile no ano que vem e das Olimpíadas. Agradeço aos meus patrocinadores, família e amigos por todo o apoio, essas conquistas não seriam possíveis sem vocês”, afirmou Bruno Lobo.

Com a conquista do Pan-Americano, Bruno Lobo conquistou pontos no ranking mundial de Fórmula Kite e se classificou para os Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile, competição que definirá os representantes do continente na estreia do kitesurf nos Jogos Olímpicos, marcados para 2024, em Paris, na França.

O título pan-americano reforça o excelente momento vivido por Bruno Lobo na reta final da temporada de 2022. Em outubro, o kitesurfista maranhense conquistou a Copa Brasil de Vela, que foi válida como segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Kite e disputada em Ilhabela-SP, com vitórias em todas as 13 regatas da competição.

Além de ganhar a Copa Brasil de Vela, Bruno Lobo acumula resultados expressivos em outras competições da temporada. O kitesurfista maranhense garantiu a 18ª colocação e foi o melhor das Américas no Mundial de Fórmula Kite, em Cagliari, na Itália, ficou com a nona colocação no Circuito Europeu, realizado entre setembro e outubro, em Lepanto, na Grécia, faturou o título da categoria Hydrofoil na Copa Brasil de Vela de Praia, com vitórias nas 10 regatas da competição disputada no mês de agosto, em Fortaleza, e conquistou a sétima posição no Circuito Mundial de Kitesurf, que ocorreu no fim de julho, em Gizzeria, na Itália.

Temporada de alto nível

No primeiro semestre de 2022, Bruno Lobo ficou em sétimo lugar na disputa da Fórmula Kite na Copa do Mundo de Vela, que ocorreu em junho, na Holanda, e sagrou-se campeão da etapa do Campeonato Espanhol na cidade de Palamós, vencendo 10 das 12 regatas disputadas.

Também nesta temporada, o maranhense garantiu a quarta colocação no Campeonato Asiático de Kitesurf na Tailândia e acabou ficando no Top 20 na disputa da Semana Olímpica Francesa em Hyères, na França. Vale destacar que todos os eventos internacionais fazem parte do ciclo olímpico visando as Olimpíadas de Paris em 2024.

Referência no Brasil e nas Américas

Nos últimos anos, o maranhense Bruno Lobo tornou-se a principal referência no kitesurf tanto no Brasil quanto nas Américas. Pentacampeão brasileiro de Hydrofoil, o atleta é dono de uma vasta coleção de títulos: foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, tricampeão das Américas (2020-2021-2022), octacampeão maranhense, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.