Natação

Maranhense conquista três ouros e quebra recorde pan-americano

Davi Hermes se consolida como um dos principais nomes do esporte paralímpico do país.

Com informações da assessoria

Atualizada em 23/08/2022 às 09h26
Davi Hermes fez história no esporte paralímpico do Brasil
Davi Hermes fez história no esporte paralímpico do Brasil (Divulgação)

SÃO LUÍS - Um dos atletas mais vitoriosos do esporte maranhense, o nadador Davi Hermes fez história mais uma vez no Campeonato Brasileiro de Natação 2022, competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), com o apoio do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), e que foi realizada no sábado (20) e no domingo (21), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Davi, que conta com o patrocínio do Governo do Estado e da Potiguar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, conquistou quatro medalhas no Brasileiro CBDI, sendo três de ouro, e ainda quebrou seu próprio recorde pan-americano na prova dos 200m borboleta.

Davi Hermes iniciou a participação no Brasileiro CBDI no sábado (20) e mostrou mais uma vez por que é considerado uma revelação do esporte paralímpico no país. Logo no primeiro dia de provas, o atleta da Viva Água conquistou o tricampeonato brasileiro nos 50m borboleta, ganhou o segundo título nos 200m borboleta, com direito a recorde pan-americano, e ainda levou a medalha de prata nos 50m livre. Já no domingo (21), Davi voltou à piscina do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro para faturar sua terceira medalha de ouro na competição nacional, desta vez nos 100m borboleta. Com esses resultados, o nadador maranhense atingiu a marca de 12 medalhas conquistadas nas últimas três edições do Brasileiro CBDI, com oito ouros, duas pratas e dois bronzes.

"Campeão brasileiro de natação 2022! Muito feliz! Conseguir o tricampeonato brasileiro nos 50m e 100m borboleta e o bicampeonato brasileiro com quebra de recorde pan-americano sênior nos 200m borboleta foi muito bom! Ainda teve a medalha de prata nos 50m nado livre! Obrigado, meu Deus, por tudo! Obrigado aos meus pais e irmão, aos meus técnicos da Viva Água, sob a coordenação do coach Osvaldo Telles, e aos meus amigos de treino pelo apoio e cobrança. Agradeço também ao patrocínio da Potiguar e do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, que foram fundamentais para a minha participação no Brasileiro e nos futuros eventos", afirmou Davi Hermes.

Embalado pelo desempenho histórico no Brasileiro CBDI, Davi Hermes terá pela frente uma série de competições nacionais e internacionais. Além de representar o Maranhão e buscar medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que serão realizados em setembro, em Brasília, o atleta da Viva Água vai competir no Mundial de Natação em Portugal, no Open Internacional de Natação e na Copa do Brasil de Natação Down.

Últimas conquistas

Em maio deste ano, Davi Hermes se consolidou entre os melhores do país ao conquistar quatro medalhas e registrar dois recordes no Meeting Brasileiro de Natação 2022, competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Na ocasião, ele faturou três medalhas de ouro nas provas dos 50m borboleta, 100m borboleta e 200m borboleta, além de levar a medalha de prata nos 50m nado livre.

Antes do Meeting Brasileiro, Davi Hermes já havia registrado um grande feito na temporada de 2022 ao se consagrar como um dos principais nomes dos Jogos Abertos Escolares, competição promovida pela Federação Maranhense do Desporto Escolar (Femade) e realizada em fevereiro, em São Luís. Comprovando sua grande fase, o nadador maranhense foi ouro nas provas dos 50m livre e dos 100m borboleta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.