Final da LBF 2022

Em clima de “déjà-vu”, Vera Cruz e Sampaio se reencontram em SP

Times protagonizaram duas decisões, com um título para cada lado.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 19/08/2022 às 21h10
O Sampaio Basquete levou a melhor em 2019
O Sampaio Basquete levou a melhor em 2019

SÃO LUÍS – Essa final da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022 é considerado um tira-teima entre Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas (SP). Nas temporadas 2018 e 2019 essas duas equipes protagonizaram a decisão e cada uma ficou com um título. Em 18 o time de São Paulo levou a melhor, após um 3 x 2, e no ano seguinte o Tubarão atropelou as rivais com um 3 x 0. E neste sábado (20), se o Sampaio busca novamente um 3 x 0 para ficar com a taça, o Vera Cruz tenta evitar a derrota precoce para, quem sabe, sonhar com mais um 3 x 2 heroico. Resta saber para que lado a história se repetirá. É como se, dependendo do “déjà-vu”, a taça fica em São Luís ou em Campinas. Na final deste ano, o Tubarão já abriu 2 x 0.

VEJA MAIS 

Sampaio Basquete bate o Vera Cruz e fica a uma vitória do título da LBF

Se o Sampaio Basquete busca seu terceiro título da LBF, o Vera Cruz sonha com o segundo. Em 2018, comandado por Ariadna, a argentina Melisa Gretter e Babi, o time de São Paulo levou a melhor, vencendo a série em um apertado 3 x 2. Com a melhor campanha na temporada regular – e 100% de aproveitamento, o time paulista perdeu a primeira em casa, venceu o segundo jogo sob seus domínios, perdeu o terceiro, em São Luís, ganhou uma fora de casa e se consagrou campeão após um sofrido 66 x 59, em Campinas, no quinto e último duelo. Esse foi o primeiro e único título do Vera Cruz na LBF. 

Já em 2019, o Vera Cruz mais uma vez terminou como líder da temporada regular, porém a história da final foi outra. Com Tati, a americana Briana Jackson e Rafa Monteiro, o Sampaio “varreu” o rival com um sonoro 3 x 0, com duas vitórias fora de casa, fechando o título em São Luís. 

Final desta temporada 

Sampaio abriu 2 x 0 na série desta temporada, com jogos em São Luís
Sampaio abriu 2 x 0 na série desta temporada, com jogos em São Luís

E pensando nesse retrospecto que o Sampaio Basquete busca o tricampeonato da LBF neste sábado (20) diante do seu mais conhecido rival em final da competição. A outra taça da equipe do Maranhão foi na temporada 15/16, sobre o Corinthians.

Neste ano, o Sampaio venceu o Vera Cruz por 80 x 57 no último segundo jogo, após uma vitória, por 69 x 63, apertada na partida de abertura da série. Esses dois encontros foram em São Luís, no ginásio Costa Rodrigues. 

Vera Campinas e Sampaio Basquete se enfrentam nesta terceira partida no sábado (20), às 11h, Ginásio do Tênis Clube, em Campinas. Se for necessário o quarto jogo, os times voltam à quadra no dia 22, às 18h45, mais uma vez em campinas e, se necessário mais uma vez, o quinto e último duelo ocorrerá dia 27, em São Luís, às 10h30.  

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.