Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete vence Santo André fora de casa e abre vantagem nas semifinais da LBF 2022

Tricolor está a uma vitória da classificação para a final da competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

O Sampaio garantiu a vitória fora de casa no primeiro jogo das semifinais da LBF 2022.
O Sampaio garantiu a vitória fora de casa no primeiro jogo das semifinais da LBF 2022. (Jorge Bevilacqua/AD Santo André)

SANTO ANDRÉ - O Sampaio Basquete mostrou mais uma vez porque é um dos favoritos ao título da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022 e deu um grande passo em busca da classificação para a decisão da competição nacional. No primeiro duelo das semifinais da LBF 2022, disputado na manhã deste sábado (9), a Bolívia Querida não se intimidou com a pressão do Santo André, que contava com o apoio da torcida no Ginásio Laís Elena, impôs seu estilo de jogo em quadra, venceu por 82 a 69 e abriu 1 a 0 na série "melhor de três" contra a equipe andreense.

O destaque da vitória do Sampaio Basquete sobre Santo André no jogo 1 das semifinais da LBF 2022 foi a ala-armadora Tainá Paixão, que teve um excelente aproveitamento nos arremessos e anotou 29 pontos, além de pegar sete rebotes. O garrafão da Bolívia Querida também teve grande atuação no ABC Paulista: enquanto a pivô Érika contribuiu com 20 pontos e oito rebotes, a ala-pivô Gabi Guimarães saiu do banco de reservas para fazer um duplo-duplo, marcando 19 pontos e pegando 14 rebotes. Pelo lado de Santo André, a ala-pivô Sassá foi a cestinha da equipe e conseguiu um duplo-duplo, com 20 pontos e 10 rebotes.

Com a vitória fora de casa no primeiro jogo das semifinais da LBF 2022, o Sampaio Basquete precisa de mais um triunfo em duas partidas como mandante diante de Santo André para garantir vaga na decisão da competição nacional. O segundo confronto está marcado para a noite da próxima sexta-feira (15), às 19h, no Ginásio Costa Rodrigues, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Se Santo André vencer o jogo 2, um terceiro e decisivo duelo está marcado para o próximo domingo (17), às 17h, também no Costa Rodrigues.

O vencedor da série entre Sampaio Basquete e Santo André decidirá o título da LBF 2022 contra SESI Araraquara ou Vera Cruz Campinas. Enquanto o SESI fez a melhor campanha da temporada regular, o Vera Cruz se classificou na quarta colocação.

O jogo

Empurrado pela torcida no Ginásio Laís Elena e embalado por uma grande classificação sobre o atual campeão Ituano, o Santo André tentou impor um ritmo forte no primeiro quarto, porém, o Sampaio Basquete não se intimidou e iniciou a partida com nove pontos seguidos. A equipe andreense ainda cortou um pouco o prejuízo, mas o Tricolor venceu o período por 22 a 17.

Animado com o bom início de jogo, o Sampaio Basquete abriu vantagem no placar, contando com boas jogadas de Tainá Paixão no perímetro e o domínio de Érika no garrafão. Mais uma vez, o Santo André tentou a reação, porém, a Bolívia Querida levou uma vantagem de 10 pontos para o intervalo.

Pressionada, a equipe de Santo André voltou para o terceiro quarto com uma postura mais agressiva na quadra de ataque e começou a impor dificuldades ao Sampaio Basquete. Mesmo com boas jogadas de Tainá, Érika e Gabriela Guimarães no ataque, o Tricolor viu a equipe andreense cortar a vantagem para apenas dois pontos.

No último quarto, o Sampaio Basquete recuperou o fôlego, manteve a tranquilidade e converteu arremessos importantes com Tainá e Érika. O Santo André tentou se recuperar novamente, porém, o Tricolor já estava bem encaixado na quadra defensiva e confirmou a vitória por 82 a 69 no Ginásio Laís Elena.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.