Pontaria

São Luís sediou o 50º Torneio Norte Nordeste de Tiro Esportivo

Competição durou cinco dias com mais 170 atletas.

Com informações da assessoria

Atualizada em 21/06/2022 às 13h28
Torneio Norte Nordeste de Tiro Esportivo movimentou a capital
Torneio Norte Nordeste de Tiro Esportivo movimentou a capital (Divulgação)

SÃO LUÍS - De 15 a 19 deste mês, o Maranhão sediou, no 24ºBIS (batalhão do exército), no bairro do João Paulo,  o 50º Torneio Norte Nordeste de Tiro Esportivo. Atletas de oito estados do Nordeste e Norte do Brasil ( MA-PI-CE-PB-BA-AL-AM-PA ), além de outros seis estados ( RJ-SC-PR-MT-MG-DF ), participaram do evento. Foram cinco dias de muitas atividades, com 1500 inscrições (um mesmo atleta pode se inscrever nas demais modalidades do tiro esportivo), 170 atletas de todo Brasil, com a presença de grande parte da elite do tiro esportivo brasileiro, quebra de recordes e o registro de muitos resultados individuais superados.

Sobre a disputa do Torneio Norte Nordeste, o Maranhão foi o grande campeão, quando os pontos de suas equipes em todas as modalidades superaram os pontos alcançados pelas demais equipes dos outros estados. O Ceará ficou como vice-campeão e Alagoas ficou como terceiro lugar, todos levando troféus para casa.

O destaque da competição foram Marcelo Alves Duarte, que além de vencer as duas competições de Carabina Mira Aberta 25m, estabeleceu o Recorde Brasileiro em uma e igualou o recorde brasileiro na outra. 

O certame teve muitos integrantes da equipe seleção brasileira, entre eles o medalhista olímpico Felipe Wu e o campeão mundial, Júlio Almeida, abrilhantaram ainda mais o evento. Geovana Meyer, primeira colocada no ranking brasileiro de Carabina de Ar feminino, Thaís Moura, primeira colocada no ranking brasileiro de Pistola de Ar feminino, entre outros integrantes da equipe brasileira também estavam presentes.

Nos cinco dias do torneio ocorreu uma série de atividades inerentes às competições e que começaram na quarta-feira (15), com uma formatura militar no pátio central do 24ºBIS, conduzida pelo Comandante Cel. Sérgio Rendeiro, e também dirigida aos atiradores esportivos participantes do evento. Na noite da quinta-feira (16), teve um congresso técnico, realizado nos salões do Rio Poty Hotel, que foi reunião técnica onde se discutiu os parâmetros da competição e eventuais necessidades de alteração do programa. 

Já no dia 17, sexta-feira, pela manhã, foi realizada a cerimônia de abertura, no pátio central dos estandes, com hasteamento da bandeira e hino nacional executado pela banda do exército, e discurso do presidente da FMTE e do Comandante do 24º BIS. Na noite da mesma sexta-feira aconteceu, no Rio Poty Hotel, um WorkShop com a apresentação da modalidade de BenchRest, ministrado pelo atleta Gilles Renner. E, finalizando a série de eventos paralelos, na noite de sábado (18), no Rio Poty Hotel, foi realizado um Jantar de Premiação e Confraternização. 

Ao todo, foram 17 árbitros envolvidos diretamente na condução e apoio das competições. 
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.