Lampions League

Com Sampaio na fase de grupos, Maranhão terá 4 times na Copa do Nordeste 2023

Novidade será a presença do Cordino, que é o atual vice-campeão estadual.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 26/05/2022 às 12h36
A bola Asa Branca foi utilizada na Copa do Nordeste deste ano
A bola Asa Branca foi utilizada na Copa do Nordeste deste ano

SÃO LUÍS – O último campeonato estadual do país foi encerrado no fim de semana e agora a Copa do Nordeste 2023 já tem todos os seus participantes confirmados, inclusive os que entram nas fases preliminares, a chamada Pré-Copa do Nordeste. E nesta próxima temporada a grande novidade para o futebol maranhense será a presença de quatro equipes. O Sampaio Corrêa entra na fase de grupos, como campeão estadual, o Cordino (vice-campeão) entra na fase eliminatória, na condição de visitante, e Imperatriz e Moto Club pelo Ranking de Clubes da CBF, como mandantes.

A fase de grupos da Copa do Nordeste será composta pelos campeões de cada estado, além de Ceará, Sport e Bahia, que entram através do ranking da CBF. Nesta etapa, o Maranhão terá como seu representante do Sampaio Corrêa, que nesta temporada conquistou sua 36ª taça do Campeonato Maranhense.

Na 2ª fase preliminar, estão oito times, entre vices estaduais e melhores ranqueados. Por conta do ranking da Federação Maranhense de Futebol (FMF), que ocupa a 14ª posição, nesta etapa não terá times do Maranhão. Já na 1ª fase do pré-Nordestão, que é composta por 16 times que alcançaram vagas pelos torneios locais, o Cordino, que o atual vice-campeão maranhense, entra como visitante, ou seja, com a prerrogativa de empatar um jogo único para avançar.

Vice-campeão estadual, o Cordino volta a Copa do Brasil após participação em 2018
Vice-campeão estadual, o Cordino volta a Copa do Brasil após participação em 2018

Ainda nesta fase inicial, Imperatriz (69º lugar no ranking da CBF) e Moto Club (74º) atuam como mandantes, tendo de vencer seu primeiro duelo em casa.

A expectativa é que as fases preliminares aconteçam ainda neste ano, com confrontos só de ida, nas duas primeiras etapas, e ida e volta, na terceira, quando enfim se conhecerão os quatro classificados para a fase de grupos. Ainda não há datas para o sorteio dos confrontos.

O Maranhão tem um título da Copa do Nordeste, conquistado em 2018 pelo Sampaio Corrêa, que superou o Bahia após vitória, por 1 x 0, em São Luís, e empate sem gols em Salvador.

Clubes da Copa do Nordeste 2023 

Fase de grupos: ABC (RN), Atlético de Alagoinhas (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CRB (AL), Fluminense (PI) Fortaleza (CE), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE).

2ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): América (RN), Botafogo (PB), Confiança (SE), CSA (AL), Ferroviário (CE), Juazeirense (BA), Santa Cruz (PE) e Vitória (BA).

1ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): Altos (PI), Floresta (CE), Globo (RN), Imperatriz (MA), Jacuipense (BA), Moto Club (MA), Salgueiro (PE) e Treze (PB). Visitantes: 4 de Julho (PI), ASA (AL), Bahia de Feira (BA), Caucaia (CE), Cordino (MA), Falcon (SE), Parnahyba (PI) e Retrô (PE)


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.