Futebol feminino

Cefama ganha vaga no Brasileiro A2 feminino após desistência de clube

Time de São Luís ganhou vaga que era do Napoli (SC), que desistiu da disputa.

Imirante Esporte

Cefama é o atual campeão do Estadual do Maranhão
Cefama é o atual campeão do Estadual do Maranhão (Matheus Dhasan / FMF)

SÃO LUÍS – Atual campeão do Campeonato Maranhense Futebol feminino, o Cefama ganhou uma vaga no Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 desta temporada. A equipe maranhense vai jogar no lugar do Nápoli, time de Santa Catarina, rebaixado da elite nacional em 2021, mas que desistiu de jogar a divisão de acesso após a morte do fundador do clube. O Brasileiro Feminino Série A2 tem data de início marcado para o dia 25 maio.

O Cefama ficou na 17ª posição na edição passada do Brasileiro Feminino Série A2. Nesta edição de 2022, que contará com 16 clubes, vão disputar os quatro rebaixados na Série A1 e os times que ficaram do 5° ao 16° lugar da edição de 2021. Como ficou no 17º lugar, o time maranhense herdou a vaga com a desistência do Napoli, que desistiu da disputa depois da morte de Salézio Kindermann, fundador do clube e gestor do futebol feminino. 

Em seguida, o Cefama foi informado que a vaga seria repassada ao clube. Em entrevista ao portal “Série Z”, o dono do Cefama, William Ribeiro, falou sobre essa novidade. “Estamos treinando normalmente, na expectativa de representar bem o nosso estado”, disse.

Em 2021, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) não realizou o Estadual feminino e ainda não indicou um representante para a Série A2. O Cefama ganhou a edição 2020, que acabou no ano subsequente.

O Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 terá 4 grupos de 4 clubes, jogam entre si em dois turnos. Avançam para a 2ª Fase os 8 melhores colocados (2 primeiros de cada grupo), que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final. Os finalistas conquistam o acesso. O campeão fica com R$ 50 mi. 

A CBF divulgou que custeará tudo nas duas divisões do Campeonato Brasileiro Feminino, com passagens aéreas ou de ônibus (dependendo da distância), hospedagem e alimentação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.