Homenagem a elas

As mulheres valorizadas no Maranhão no esporte e os bons resultados

Imirante Esporte faz menção a algumas delas que tem destaque em modalidades.

Thiago Bastos / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h09

SÃO LUÍS – Em clima de Dia Internacional da Mulher, o Imirante Esporte destaca o papel de mulheres que, em esportes distintos, conseguiram ótimos resultados. Além do bom desempenho no triathlon, no tiro esportivo, no automobilismo, no beach soccer e handebol, as representantes do sexo feminino também demonstram a força e a importância do espaço da mulher na sociedade. Um esforço que, inclusive, foi valorizado no Troféu Mirante deste ano.

Adriele Santos

Adriele superou fronteiras e hoje se destaca nas areias pelo mundo
Adriele superou fronteiras e hoje se destaca nas areias pelo mundo

Ela foi campeã intercontinental em 2021 com a Seleção Brasileira e indicada a terceira melhor jogadora do mundo neste ano. Adriele Santos não poderia ter ficado de fora da lista de concorrentes do Troféu Mirante 2021, troféu que ela já ganhou na edição de 2019 do prêmio.

“Foi um ano de muitas conquistas, muitas vitórias. Eu pude ser indicada pela terceira vez ao prêmio de melhor jogadora do mundo. Ter sido campeão intercontinental com a Seleção Brasileira. Acredito que eu ando representado o Maranhão muito bem. Fui também campeã italiana, melhor jogadora do campeonato”, afirmou.

Juliane Ferreira

Juliane tem carreira consolidada no Tiro Esportivo
Juliane tem carreira consolidada no Tiro Esportivo

Com carreira consolidada no Tiro Esportivo, Juliane conquistou fortes marcas. Somente em 2021, foi Campeã brasileira nas modalidades de carabina mira aberta 25 e 50 metros Custom. E ainda Campeã brasileira nas modalidades de carabina mira aberta 25 e 50 metros Sporter.

Ela também bateu o recorde maranhense nas categorias Carabina mira aberta 25 metros, Carabina mira aberta 50 metros e ainda Carabina de ar olímpica.

Em 2020, obteve Recorde brasileiro batido na modalidade carabina 25 metros e Recorde brasileiro igualado na modalidade carabina 50 metros.

Rosana Motta

Rosana Motta também se destacou no Triathlon e tem muita força de vontade
Rosana Motta também se destacou no Triathlon e tem muita força de vontade

O currículo pode ser curto, mas a história é gigante. Com a mãe sendo uma das vítimas da Covid-19, Rosana Motta passou a praticar o esporte como uma espécie de "fuga".

Em pouco tempo, conquistou resultados importantes. Foi segunda colocada na categoria 40/50 anos no Primeiro Circuito Maranhense de esportes – Aquathlon, sexta colocada na categoria "Revezamento", e no Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, foi segunda colocada na prova de 1.500 na categoria 45/50 anos, além de segunda colocada no Desafio do Cassó na prova dos 3.000 e segunda colocada na primeira etapa do Maranhense de Sprint Triathlon.

Ao participar da edição desta terça-feira do programa Mirante Esporte, da Rádio Mirante AM, Rosana Motta destacou a força feminina no esporte. “Sei que posso ser o exemplo para muitas mulheres. Temos que ter esta consciência”, afirmou.

Ana Paula Rodrigues

Destaque no Handebol, Ana Paula é mulher de fibra e com perseverança conquistou o seu espaço
Destaque no Handebol, Ana Paula é mulher de fibra e com perseverança conquistou o seu espaço

A central maranhense Ana Paula Rodrigues disputou recentemente o seu 7º mundial no handebol feminino no fim de 2021. Ela completou 200 jogos com a camisa verde-amarela e foi convocada pelo técnico Cristiano Rocha para a última fase de treinamento do Brasil para o Mundial na Espanha.

Em processo de renovação, planejando a disputa das Olimpíadas de 2024, em Paris, a Seleção Brasileira fez uma primeira fase impecável no Mundial de Handebol Feminino, com vitórias sobre Croácia, Japão e Paraguai. Na segunda fase, o Brasil manteve o ritmo e garantiu classificação para o mata-mata depois de bater Áustria e Argentina, mas foi parar no caminho da forte Dinamarca nas quartas de final após perder para a anfitriã Espanha. Ana Paula Rodrigues foi fundamental com sua experiência na modalidade.

Fernanda Guerreiro

Fernanda conquistou prêmio no Troféu Mirante e valoriza a posição feminina no esporte
Fernanda conquistou prêmio no Troféu Mirante e valoriza a posição feminina no esporte

Praticante do kart desde 2017, Fernanda Guerreiro venceu na categoria popular no Troféu Mirante Esporte. Foi a primeira campeã maranhense na categoria Batom e diz que se sente apta a concorrer igualmente com qualquer concorrente, mesmo de sexo masculino, em diferentes disputas. Para o Troféu Mirante Esporte, ela foi indicada pela Confederação Brasileira de Automobilismo e se transformou na primeira mulher indicada nesta modalidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.