SÃO LUÍS – A jovem karateca maranhense Radhyja do Carmo brilhou mais uma vez em uma competição nacional e ficou com o ouro na primeira Copa Outubro Rosa, realizada de forma online, pela Associação de Karate Antônio Carlos e RCRUZ TEAM , sob a responsabilidade do sensei Fabrício Ferreira de Andrade, de Santa Catarina. Aluna do Colégio Militar Tiradentes I, da Vila Palmeira, a atleta do sub- 14, faixa roxa, segue apenas disputando competições online por causa da pandemia da Covid-19, e no final do mês de novembro fará exame de graduação para faixa marrom.
Mesmo no período de apenas competições virtuais por conta da pandemia, Radhyja, que já foi eleita pela Federação Maranhense de Karatê (FKEM) a melhor atleta da sua categoria, conquistando a 3ª colocação do ranking nacional da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), em 2019, continua com seu desempenho em alta. Em junho, ela ficou com o bronze na Copa Amigos do Karate, realizada por organizadores da Venezuela, foi bronze também na Copa Bom Despacho, disputa comandada no estado de Minas Gerais, no mesmo mês. Em julho acumulou bronzes e ouros em várias competições nacionais, além de inúmeros eventos de capacitação.
Neste mês, Radhyja ainda disputará o Campeonato TFCK de Kata Virtual, do Rio de Janeiro, em novembro a terceira etapa do Campeonato Maranhense a XXX Copa Budo - Kan (Circuito Nacional), a Copa Novembro Azul e em dezembro o Campeonato Brasileiro de Karate - CBK, em Fortaleza.
Competições “online”
As competições virtuais de karatê funcionam da seguinte maneira: o atleta envia um vídeo do seu kata para a organização do evento, que, em data e horário marcado, é analisado sob critérios técnicos e atléticos pelos árbitros da competição, sendo atribuído as notas. Consequentemente o atleta com maior pontuação é o vencedor da categoria que está disputando.
O que é o kata?
O "Kata" é uma sequência de movimentos de técnicas de ataque e defesa, com base em critérios técnicos (conformidade na execução dos movimentos) e atléticos (o tempo e força utilizados nessa execução).
Profissionais de apoio
Com uma carga grande treinos e competições, Radhyja, que é beneficiária do Projeto Bolsa Atleta, do governo estadual, é treinada por um grupo de profissionais. O Sensei Reinaldo, e a Sensei Andressa Reis Azevedo, da Academia Combat Center, e o Sensei Marco Aurélio Mota, da academia Seiryukan, e o personal Flávio Lindoso, do CITE PERFORMANCE, responsável pelo aperfeiçoamento físico da atleta.
Saiba Mais
- Radhyja do Carmo começa ano com ouro na V Copa Kanazawa
- Karateca maranhense é destaque no Campeonato Brasileiro estudantil
- Karateca maranhense embarca para São Paulo onde disputará final do Campeonato Brasileiro
- De olho no Campeonato Brasileiro, maranhense ganha Copa Budo-kan de karatê
- Karateca ganha competição e mira Maranhense e Brasileiro da modalidade
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.