Radical

São Luís recebe feras do Motocross Freestyle nacional

Evento será realizado neste sábado, na área externa do Ceprama.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
Piloto faz manobra durante apresentação do espetáculo Jorge Negretti Motocross Show.
Piloto faz manobra durante apresentação do espetáculo Jorge Negretti Motocross Show. (Divulgação)

SÃO LUÍS – Neste sábado (23), São Luís receberá as feras do Motocross Freestyle nacional. Liderado por Jorge Negretti, piloto dez vezes campeão brasileiro de MotoCross, o evento será realizado na área externa do Ceprama a partir das 18h. A entrada é franca.

O Jorge Negretti Motocross Show é considerado um dos maiores espetáculos sobre duas rodas do país. A atração, que leva o nome do piloto dez vezes campeão brasileiro de MotoCross e um dos criadores do Motocross Freestyle, reúne grandes nomes do FMX brasileiro, modalidade em que os pilotos saltam sobre uma carreta, chegando com suas motos a quase 10 metros de altura.

Durante os saltos, realizam as mais ousadas manobras, como o escorpião, exercício em que o corpo do piloto fica, durante o salto, sobre o guidão da moto, além de manobras em que os atletas fazem sem as mãos ou aquelas que chegam abandonar o equipamento no ar, para agarrá-lo antes da aterrissagem, o famoso "Superman". "Isto sem contar com a interação entre pilotos e público, nos cinco desafios que propomos aos nossos espectadores", comenta Jorge Negretti, um dos criadores do FMX.

Duas gerações

O show de São Luís contará com duas gerações de pilotos: o experiente Natan Azevedo, um dos mais importantes atletas do FMX sendo, ao lado de Negretti, um dos percussores da modalidade no Brasil. Piloto com grande repertório de manobras e quase 30 anos de dedicação ao motocross, Natan Azevedo foi campeão dos Jogos Radicais de Verão, da Rede Globo em 2004.

Já o jovem Pedro Nougalli é uma das revelações do Motocross Freestyle. Vice-campeão nacional da modalidade, título conquistado no ano passado durante campeonato brasileiro realizado em São Paulo durante o Salão Duas Rodas, Pedrinho possui técnica apurada em manobras, principalmente, com o guidão. “São pilotos com estilos diferentes e que contagiam principalmente pela grande variedade de manobras, o que torna o espetáculo bastante contagiante e emocionante”, garante Negretti.

Rampa exclusiva e patenteada

No show, os pilotos utilizam uma rampa especialmente preparada para o lançamento dos saltos. Esse equipamento, projetado pelo próprio Negretti, é feito em estrutura metálica, o que garante resistência para suportar o impacto dos saltos e ainda a leveza e praticidade necessárias para a logística de transporte em todo o país. A rampa tem ainda regulagem de altura e inclinação para os diferentes tipos de piso, o que permite que os espetáculos sejam realizados nos mais diferentes locais. De dia e à noite.

Os pilotos utilizam motos Yamaha YZ 250cc, fabricadas no Japão. Elas pesam apenas 95 kg, têm freios e suspensões reforçadas especialmente para os saltos e aterrissagens. Para garantir a segurança dos pilotos, as motocicletas passam por manutenções periódicas na rede de concessionárias Yamaha. "Nosso trabalho é realizado com bastante confiança no equipamento, que é fabricado no Japão e tem todo o suporte da rede de concessionárias Yamaha", explica Negretti.

As apresentações "Jorge Negretti Motocross Show" acontecem em áreas isoladas, o que garante a segurança do público e dos próprios pilotos. Elas contam ainda com sistemas de som e iluminação, que fazem do espetáculo uma experiência inesquecível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.