Liga do Desporto Universitário

Crianças participam de aula recreativa com atletas da LDU

Ação foi idealizada pela CBDU com jovens do Bairro de Fátima.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(Biaman Prado)

SÃO LUÍS – Ser atleta não é apenas entrar em quadra e ir em busca da vitória em um determinado jogo. É preciso ser atleta fora das quatro linhas, levar ensinamentos e esperança a quem precisa, além de muita diversão. Por isso, a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) aproveitou a realização da Liga do Desporto Universitário de Quadras Regional Norte/Nordeste, na cidade de São Luís, para promover uma ação socioeducacional com crianças do Bairro de Fátima. A atividade recreativa ocorreu na quinta-feira (10) no Colégio Dr. Antônio Jorge Dino.

Se a atividade era para ser de recreação, nada melhor do que levar as meninas da equipe de futsal feminino da Uninassau (PE). Com um bom humor contagiante, as pernambucanas não demoraram para conquistar os jovens maranhenses. As atletas falaram sobre a importância do esporte para suas vidas aliado sempre à educação.

“Significa muito para gente. É um mérito vim aqui e passar nossa história de vida, conversar com eles e mostrar que não tem nada na vida fácil, mas que com merecimento e estudando, se pode alcançar seus objetivos. E trazer a diversão para eles também. Para a escola você não vem só para estudar, vem para se divertir”, comentou a atleta Marcela Rodrigues, que também é estudante de Jornalismo.

A conversa entre as atletas e a garotada foi bastante produtiva e terminou com chave de ouro. Na verdade, terminou com muitos sorrisos e, é claro, com muitos gols. Além do bate-papo, a equipe pernambucana de futsal aproveitou a oportunidade para brincar com os jovens maranhenses. As crianças se divertiam por estarem participando daquele momento.

“Ficamos felizes em proporcionar um pouco de diversão para as crianças do Bairro de Fátima. A CBDU também tem o objetivo de aproximar os jovens ao esporte. Para surgir novos talentos no desporto universitário, é preciso incentivar as crianças a gostarem de esporte. É preciso ações como esta para que eles percebam o quão valiosa é a prática do esporte. Além disso, o esporte ajuda a formar cidadãos para a vida”, comentou o vice-presidente da CBDU e secretário-adjunto de Esporte e Lazer do Maranhão, Alim Maluf Neto.

Na atividade recreativa promovida pela CBDU participaram estudantes do Colégio Dr. Antônio Jorge Dino e os alunos que participam do projeto “Maranhão Jogando Futsal”, escolinha desenvolvida pela Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) também com jovens do Bairro de Fátima, onde funciona a sede da entidade.

“Como é bom vermos a preocupação da CBDU em levar o esporte para as crianças. É importante que estas crianças tenham a oportunidade de conhecer o que é o esporte. Alguns destes jovens fazem parte do nosso projeto de futsal aqui no bairro e tenho certeza que eles irão guardar estas experiências para sempre”, disse o diretor técnico da Fefusma, Alex Ricarte.

Para o diretor do Colégio Dr. Antônio Jorge Dino, Laércio Lúcio Oliveira, unir o esporte à educação é fundamental para as crianças do Bairro de Fátima. Tanto que, este ano, a escola irá participar, pela primeira vez, dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), principal competição estudantil do Estado.

“A gente está procurando mostrar aos alunos a importância que o esporte tem. É necessário ter essa dobradinha entre educação em sala de aula com o esporte para o crescimento dos nossos jovens. Este tipo de iniciativa significa muito para nós”, explicou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.