Projeto

Ex-jogadora da Seleção Brasileira de Futebol participa de seminário em Codó

O evento faz parte das ações da campanha Por Ser Menina.

Imirante.com, com informações de Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

CODÓ – Nesta quinta (10), Codó receberá a visita da ex-jogadora e capitã da seleção brasileira de futebol, Aline Pellegrino. A atleta será uma das palestrantes do Seminário Intermunicipal sobre Gênero e Direitos Humanos de Meninas e Meninos.

O evento, que faz parte das ações da campanha Por Ser Menina e do projeto Futebol Feminino, ocorrerá das 8h às 12h, no auditório da Universidade Federal do Maranhão. Na ocasião, a ex-atleta também formada em educação física, falará sobre “o futebol como agente transformador na vida das meninas”. Uma das bandeiras defendidas por Aline após parar de jogar é a conscientização da sociedade sobre a valorização da mulher e das questões relacionadas ao gênero, principalmente no esporte. Atualmente, Aline Pellegrino é diretora do “Guerreiras Project Brasil”, um coletivo de jogadoras, acadêmicos, artistas, e ativistas que usam o futebol como ferramenta de promoção da justiça de gênero.

O evento será finalizado com apresentações culturais de meninas participantes do projeto Futebol Feminino, iniciativa que visa ampliar as oportunidades de inclusão e integração social de jovens e adolescentes, entre 14 a 24 anos.

Aline Pellegrino

Zagueira iniciou sua carreira aos 15 anos e serviu a seleção brasileira por oito anos, tornando-se capitã da equipe. Jogou ao lado de grandes atletas como as atacantes Cristiane e Marta. Conquistou os Jogos Pan-Americanos de 2007, foi finalista da Copa do Mundo daquele ano e medalha de prata das Olimpíadas de 2004, os tempos de glória do futebol feminino brasileiro. Aos 31 anos parou de jogar após passagem pelo Rossiyanka, do futebol russo e pelo Santos onde, entre outros títulos, foi bi-campeã da Copa Libertadores e da Copa do Brasil. É formada em educação física e ainda teve uma experiência como treinadora no Vitória de Santo Antão (PE). Mais recentemente, trabalhou em escolinhas de futebol voltada para meninas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.