novo basquete brasil

Flamengo bate Uberlândia na final do NBB por 77 a 70

A partida teve a presença de Zico e uma homenagem ao ex-jogador de basquete Oscar.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

RIO DE JANEIRO - O Flamengo conquistou o Novo Basquete Brasil (NBB) pela segunda vez na manhã deste sábado (1º). Na final, disputada com ginásio lotado no Rio de Janeiro, o Rubro-Negro venceu o Uberlândia por 77 a 70 com Zico na torcida e uma série de homenagens ao ex-jogador Oscar.

Maior ídolo da história do clube, Zico acompanhou a partida ao lado de Júnior, mais um boleiro, e do presidente Eduardo Bandeira de Mello. Fábio Luciano, com passagem mais recente pelo time, marcou presença junto com os veteranos. Todos foram anunciados pelo serviço de som da arena e saudados pelo público. Lesionado, Marcelinho também viu de fora.

As mais de 15 mil pessoas que lotaram o ginásio apoiaram o Flamengo com cânticos tradicionalmente entoados nos jogos de futebol durante toda a partida. Com uma série de imagens e cartazes, os fãs lembraram Oscar, ex-jogador do clube, que luta contra um câncer no cérebro.

No duelo entre os técnicos, o jovem José Neto, auxiliar do argentino Rubén Magnano na Seleção Brasileira, levou a melhor, já que levantou a taça logo em sua segunda temporada no NBB diante da lenda Hélio Rubens, que contabiliza nove títulos nacionais, todos no torneio organizado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

O principal destaque da partida disputada neste sábado foi o pivô Caio Torres, responsável por um double-double de 23 pontos e 10 rebotes – o jogador terminou o confronto como cestinha. Do outro lado da quadra, Gruber respondeu com 20 pontos pela equipe mineira.

A primeira metade da partida foi marcada pelo equilíbrio. O Flamengo dominou o primeiro quarto, mas Uberlândia evoluiu na segunda parcial e foi para o intervalo com apenas um ponto de vantagem no marcador (34 a 33). No intervalo, a organização usou o telão para exibir imagens de Oscar, que teve seu nome gritado pelos fãs.

O Flamengo voltou melhor na segunda parte do confronto e praticamente decidiu o jogo no terceiro quarto. Amplamente superior, o time da casa venceu por uma diferença de 10 pontos (25 a 15). O Uberlândia chegou a diminuir a vantagem em dois pontos no último período, o que não foi suficiente para evitar a derrota.

Nos instantes finais da partida, com o título já garantido, a torcida rubro-negra não conteve a vibração. A cada passe dos jogadores em quadra, os fãs gritavam “olé”, como nas partidas de futebol. Assim que o cronômetro zerou, a já iniciada festa pelo título aumentou ainda mais no ginásio.

Para ler mais notícias do Imirante Esporte, clique em imirante.com/esporte. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.