Basquete

VÍDEO: Ala-pivô maranhense Ruan Miranda tem atuação de destaque no NBB e se emociona

Ruan, de 20 anos, anotou 23 pontos e pegou oito rebotes na vitória do Cerrado Basquete sobre o São Paulo.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 19h17
Ruan Miranda, ala-pivô do Cerrado Basquete.
Ruan Miranda, ala-pivô do Cerrado Basquete. (Reprodução / NBB)

SÃO PAULO - A temporada 2021/2022 do Novo Basquete Brasil (NBB) está apenas no início, mas o ala-pivô maranhense Ruan Miranda, de apenas 20 anos, já protagonizou um dos grandes momentos da competição. Com 23 pontos e oito rebotes em 31 minutos, Ruan foi o destaque da surpreendente vitória do Cerrado Basquete (DF) por 78 a 76 sobre o São Paulo, atual vice-campeão do NBB, em duelo disputado no Ginásio do Morumbi.

Em entrevista divulgada nas redes sociais do NBB, Ruan Miranda não escondeu a emoção e foi às lágrimas com a atuação de alto nível na vitória do Cerrado Basquete sobre o São Paulo, um dos favoritos ao título nacional nesta temporada. O ala-pivô também garantiu empenho durante toda a competição para levar a equipe do Distrito Federal a uma grande campanha.

"Eu esperei muito tempo por esse momento. Consegui atuar da melhor forma, os meus companheiros de equipe acreditaram em mim, dei o melhor em quadra e vou dar o melhor até o final da temporada. Só tenho que agradecer ao Rodrigo (Galego), meu técnico na base do Flamengo, que me apoiou esse tempo inteiro, e também agradeço a Deus por essa caminhada que estou tendo no Cerrado", afirmou o ala-pivô maranhense.

Sobrinho da multicampeã Iziane Castro, que atuou na WNBA (liga profissional dos Estados Unidos), foi campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF) em 2016 pelo Sampaio Corrêa Basquete e defendeu a Seleção Brasileira em duas Olimpíadas e três Mundiais, Ruan Miranda defendeu o time masculino do Sampaio Basquete e as seleções de base do Maranhão até chegar ao Flamengo, onde já conquistou dois títulos do NBB em 2019 e 2021, além de faturar a Champions League Americas, principal competição de basquete do continente. Em meio a essas conquistas, entretanto, Ruan teve pouco espaço na equipe profissional do Rubro-Negro e foi mais acionado em competições como o Campeonato Brasileiro de Base e a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB).

Emprestado pelo Flamengo ao Cerrado Basquete até o final da temporada 2021/2022 do NBB, Ruan Miranda tem 26 partidas disputadas em quatro temporadas da competição nacional, levando em consideração os duelos da fase classificatória e dos playoffs. O ala-pivô maranhense registra médias de 2.4 pontos, 1.4 rebotes, 0.2 assistências e 0.2 roubadas de bola em 4.9 minutos, números que devem aumentar com sua maior utilização pela equipe do Distrito Federal.

Com Ruan Miranda animado e disposto a fazer história, o Cerrado Basquete volta a jogar pelo NBB na noite da próxima terça-feira (2), a partir das 20h30, contra o Pinheiros, em partida no Ginásio da Asceb, em Brasília. As duas equipes estrearam com vitória na temporada 2021/2022 e lutarão para manter os 100% de aproveitamento no campeonato.

Assista ao vídeo (créditos: NBB):

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.