JEMs 2012

Atletas dos JEMs participam de atividades culturais

O objetivo é de aproveitar o tempo ocioso dos atletas e envolvê-los em atividades educativas.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

SÃO LUÍS - Jovens do interior do estado que estão em São Luís participando dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), categoria infantil (de 15 a 17 anos) estão conhecendo pontos turísticos da capital e entendendo um pouco da história dos 400 anos da cidade. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), que está promovendo, durante as etapas estaduais, atividades culturais e educativas no intuito de valorizar ainda mais a participação dos jovens nos JEMs.

O objetivo dessas programações educativas e culturais é de aproveitar o tempo ocioso dos atletas, que ficam nos alojamentos, e envolvê-los em atividades que agregam valores e conhecimentos. E uma das atividades mais apreciadas pelos atletas foi o passeio realizado aos principais pontos turísticos da capital maranhense. A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e do Sindicato dos Guias, que estão disponibilizando guias de turismo para acompanhar os atletas e assim enriquecê-los com informações sobre a capital.

Nesta semana, 41 alunos das cidades de Coroatá, Pedreiras, Codó, Caxias e Governador Edison Lobão participaram do roteiro turístico, que incluiu visitas ao Centro Histórico de São Luís, que inclui também a Praça Benedito Leite, Igreja da Sé, Praça Pedro II e Palácio dos Leões, além da Lagoa da Jansen e Avenida Litorânea. Os locais encantaram os atletas, principalmente os que não conheciam a cidade e sua história.

"Fiquei encantando com tudo que vi por aqui. Não conhecia a cidade e o bom que além de participar dos JEMs, temos também essa oportunidade de conhecer melhor a capital do nosso estado", destacou Gleyson Lima, natural da cidade de Codó e que compete pela modalidade handebol pelo colégio Batista (Codó).

Além dos passeios turísticos por São Luís, a Coordenação Pedagógica do JEMs realizará palestras educacionais sobre temas que envolvam o esporte, entre eles o uso de drogas e substâncias proibidas. E a programação segue neste sábado (22), com o passeio turístico destinado aos atletas que se encontram no alojamento do IPEM (Calhau) com concentração as 14h30.

"Incluir estes atletas em atividades paralelas aos jogos tem propiciado a eles algo a mais na competição. Daqui eles podem levar, além de medalhas, o conhecimento. Desta forma valorizamos ainda mais a participação destes jovens nos Jogos Escolares Maranhenses", declarou a coordenadora pedagógica da Sedel, Marlizete Mendonça.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.