O saltador brasileiro Mauro Vinicius da Silva começou bem a disputa do salto em distância dos Jogos Olímpicos de Londres. O competidor saltou 8,11 m na tarde desta sexta-feira e está classificado para a final da modalidade.
O primeiro salto de Mauro Vinicius já tinha sido bom, com 8,07 m , distância que o deixou na primeira colocação em grande parte da disputa. A marca de sua segunda tentativa, porém, que garantiu lugar nas finais.
Os 8,11 m foram a maior distância alcançada pelos atletas do grupo B na prova classificatória, mas ainda não garantem medalha. "Aqui, a previsão de todos é que 8,40 m é medalha", alertou o próprio atleta. Atual campeão mundial indoor, Silva chegou a saltar 8,28 m no mundial indoor de Istambul, em março deste ano.
Esta é a segunda Olimpíada do brasileiro, que em Pequim/2008 ficou apenas com a 26ª colocação na modalidade. Para Londres, porém, ele chegou mais confiante.
"Estou mais forte, física e tecnicamente, e bem consciente do que preciso fazer, ainda mais já com a experiência de um título mundial. Isso já é uma vantagem em relação a Pequim", disse o saltador antes da competição.
Outra vantagem para o brasileiro é a ausência do atual medalhista de ouro na prova, Irving Saladino. O atleta do Panamá foi medalha de ouro nos Jogos de Pequim e foi desclassificado da prova qualificatória em Londres por queimar seus três saltos.
Na última quarta-feira, dois dias antes da competição, Silva já pensava em vaga na final e até em medalha para o Brasil. "Entrando na final, quero brigar por medalha, representar o Brasil da melhor forma possível e, quem sabe, fazer história também.", declarou.
A final do salto em distância será realizada no próximo sábado, 4 de agosto, a partir da 15h50, horário de Brasília.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.