Corrida

Atletas se preparam para Corrida São Luís 400 anos

Em busca de saúde e lazer evento homenageará o quarto centenário de SL.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h19

SÃO LUÍS - A Corrida São Luís 400 anos, promovida pela TV Mirante, atrai, além dos atletas profissionais, corredores amadores que praticam o esporte pelo prazer, mas que não descuidam da preparação. Um exemplo é o grupo de corredores do grupo Milhas, que participará do evento com cerca de 300 desportistas. A competição, que em sua terceira edição presta homenagem ao quarto centenário da capital maranhense, será realizada domingo, às 7h, na Avenida Litorânea - com chegada e largada na Praça do Pescador - e terá 7 quilômetros. Segundo a organização, mil pessoas se inscreveram no evento. A concentração começa às 6h.

Para que os 7 quilômetros da Corrida São Luís 400 anos não se transformem em pesadelo, vários corredores estão treinando há meses na Avenida Litorânea. “A corrida de rua é o esporte mais democrático que existe: com um par de tênis e disposição, qualquer um pode ser um corredor. Mas outros pré-requisitos são necessários para participar de provas e evitar lesões ou danos à saúde”, disse a instrutora do Milhas, Monalice Leão.

Com quase três anos no mercado, o Milhas Assessoria Esportiva é uma empresa que desenvolve programas de exercícios físicos em grupo ao ar livre. O grupo tem treinadores especialistas em treinamento de corrida e treinamento funcional. Os corredores da entidade são classificados em quatro categorias: iniciante, intermediário, avançado e elite. Os treinos são divididos em três etapas: aquecimento, corrida e alongamento. “Para iniciar na prática, é muito importante saber como está a saúde e ter o acompanhamento de profissionais para então treinar e estar capacitado para disputar corridas de rua”, explicou Monalice Leão.

Preparação

A contabilista Ana Beatriz Lima, 39 anos, está há cinco meses se preparando no Milhas para a Corrida São Luís 400 anos. “Comecei a correr para melhorar o meu preparo físico e o condicionamento do meu corpo. Vou participar da Corrida São Luís 400 anos para avaliar se estou progredindo nos treinamentos”, comentou.

Já a estudante de Direito Ana Paula Godinho, 19 anos, que mora em Ribeirão Preto (SP), está aproveitando o período de férias para se preparar no Milhas para a prova promovida pela TV Mirante. “Pratico esporte há três anos, mas prefiro treinar com especialistas para evitar contusões. Vou aproveitar que estou aqui para participar da Corrida São Luís 400 anos”, ressaltou.

Atualmente, a corrida é um dos esportes que mais crescem no Brasil e no mundo, levando milhares de pessoas às ruas, avenidas e parques. Assim, seus praticantes adquirem melhor qualidade de vida, aliando a facilidade da corrida ao prazer que ela oferece. “É uma nova tendência mundial em treinamento e preparação física. O treinamento funcional é a soma de exercícios de preparação física, de força RPG, pilates, alongamento e fisioterapia”, completou Marcos Sarmento, um dos integrantes do Milhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.