handebol

Handebol: Ceuma goleia UFMA e conquista o tetra

No feminino, PHC vence o Liceu e também leva o título estadual.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h20

O time da Universidade Ceuma conquistou o tetracampeonato maranhense adulto de handebol ao golear a equipe UFMA por 32 a 15 na final, na noite de quinta-feira, no Ginásio Castelinho. E no feminino, o PHC venceu o Liceu por 26 a 20 e sagrou-se campeão. As duas competições foram promovidas pela Federação Maranhense de Handebol (FMAH).

Em um jogo que mais parecia treino, o time do Ceuma dominou as ações na partida, liderou o placar desde o início e com facilidade venceu a equipe da UFMA.

“O segredo do sucesso do Ceuma é muito trabalho e jogadores de qualidade. A nossa equipe tem uma defesa forte e muitas variações de jogadas de ataque”, avaliou o técnico da equipe tetracampeã maranhense adulto de handebol, Mávio Dias.

 Equipe masculina do Uniceuma, campeã adulta do estadual de handebol
Equipe masculina do Uniceuma, campeã adulta do estadual de handebol

Entre os jogadores de qualidade apontados pelo treinador do time do Ceuma, o atacante Kauê de Ebano é um dos destaques. O atleta jogou na Seleção Brasileira Júnior, mas foi cortado do Mundial por causa de uma lesão no joelho esquerdo. Ele fez uma cirurgia de reconstituição de ligamento do joelho e voltou a jogar, mas na categoria adulto e mostrou no Estadual que está recuperado ao ser eleito o melhor atleta da disputa.

“Estou muito feliz em voltar a jogar. É muito gratificante ser reconhecido como um dos melhores atletas da disputa, mas o mais importante é que fomos campeões”, disse.

O próximo desafio da equipe Ceuma será os Jogos Universitários Maranhenses (JUM’s) e se confirmar o seu favoritismo sobre a UFMA, a equipe é séria candidata a disputa os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s).

“A nossa meta é chegar aos JUB’s com um time competitivo e brigar por medalha. Sei que será difícil, pois o nível das equipes lá em bem maior que aqui no Maranhão”, ressaltou o coordenador do curso de Educação Física, Fabiano Furtado.

Feminino

No feminino a decisão foi mais equilibrada. As atletas do PHC tiveram que suar a camisa para bater as jogadoras do Liceu por 26 x 20. Comandadas pelo experiente treinador José Pinheiro, o time aproveitou a experiência das suas jogadoras para ser campeã maranhense.

“Estou muito feliz por ter conquistado o título. O time do Liceu jogou muito bem e nos obrigou a correr bastante em quadra para superá-las”, avaliou a capitã do PHC, Samara Sá.

 PHC venceu o Liceu no feminino e sagrou-se campeã
PHC venceu o Liceu no feminino e sagrou-se campeã

O troféu de campeão maranhense adulto feminino foi entregue as atletas do PHC pelo treinador da Seleção Brasileira Feminina de Handebol, Morten Soubak, que está em São Luís para à realização de jogos amistoso para preparar a equipe brasileira para a Olimpíada de Londres.

O técnico do PHC e presidente da FMAH, José Pinheiro, destacou a qualidade das equipes que disputaram os campeonato maranhenses adultos masculino e feminino.

“Estou feliz porque conseguimos reunir equipes de alto nível tanto no masculino como no feminino. Acho importante a FMAH prover competições na categoria adulto, porque muitos atletas ficam sem opção de praticar o esporte depois que saem da escola”, completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.