SÃO LUÍS – Pela primeira vez, a cidade de São Luís receberá a Copa Nordeste de Ciclismo. A competição, que será promovida pela Federação Maranhense de Ciclismo (FMC) sob supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), ocorrerá entre os dias 24 e 26 de agosto em um dos mais belos cartões-postais da capital maranhense: a Avenida Litorânea.
Para isso, o presidente da FMC, Walmir Peixoto, apresentou o projeto da realização da competição nacional à Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) para que a competição seja realizada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura, de autoria do secretário Joaquim Haickel. A lei permite às empresas que recolhem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Maranhão apoiarem projetos esportivos e culturais
Segundo Peixoto, para a realização de um evento esportivo tão importante para o ciclismo no Estado, como é o caso da Copa Nordeste, que reunirá 225 ciclistas de noves Estados, é importante contar com o apoio do governo do Maranhão.
“Estou fazendo o projeto através da Lei de Incentivo ao Esporte. Já falei com o secretário Joaquim Haickel, que me disse como proceder, e já estou elaborando o projeto, porque foi por meio da lei é que a Seleção Brasileira Feminina de Handebol estará em São Luís. Acredito que a Lei de Incentivo veio para contribuir, e muito com o esporte maranhense”, explicou o presidente da FMC.
A Copa Nordeste de Ciclismo está orçada em R$ 20 mil. O valor, de acordo com Walmir Peixoto, será para montar toda a estrutura necessária para a realização do evento na Avenida Litorânea. Com relação à hospedagem dos atletas de outros Estados que participarão da competição, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) já se comprometeu em arcar com as despesas, assim como a arbitragem e cronometragem eletrônica.
“Para este evento, nós precisamos da estrutura da Litorânea que é cara. É algo em torno de R$ 20 mil porque têm as grades, que serão utilizadas no percurso, banheiros químicos, locação de carros para transporte dos atletas, água, tendas e pessoal de apoio durante os três dias da Copa Nordeste”, afirmou Peixoto.
Copa Nordeste de Ciclismo
A Copa Nordeste de Ciclismo deste ano será realizada durante três dias em São Luís e contará com a participação de 225 ciclistas. Além dos atletas maranhenses, a competição terá ciclistas de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Cada Estado poderá participar com 25 atletas, que estarão distribuídos em quatro categorias: Juvenil, Junior, Elite, Master (30+, 40+ e 50+) e Feminino.
De acordo com a programação pré-estabelecida pela Federação de Ciclismo do Maranhão (FMC), no dia 24 de agosto serão realizados a abertura oficial do evento, o congresso técnico e a prova de contra-relógio (5km) na Avenida Litorânea.
No dia seguinte, ocorrem as disputas da prova de resistência e, no último dia de competição, haverá as disputas das provas de circuito e as premiações de todos os campeões tanto no individual quanto por equipes.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.