SÃO LUÍS - Duzentas crianças e adolescentes. Esta é a quantidade de crianças e adolescentes que participam do “Projeto Maranhão Jogando Futsal”, ação desenvolvida pela Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) e o Departamento Autônomo do Bairro de Fátima. O objetivo do projeto é levar a prática do futsal para os jovens que residem no Bairro de Fátima e adjacências.
No início do ano, o governo do Estado recuperou as instalações do Ginásio Guioberto Alves para que a comunidade pudesse usufruir de uma importante praça esportiva. E o ginásio, que é administrado pela Fefusma, já recebe aulas de futsal destinadas a jovens da comunidade.
“É a primeira escolinha da Fefusma. A gente quer retribuir todo o carinho dado pela comunidade do Bairro de Fátima, que é um grande celeiro de atletas e dá uma oportunidade de lazer a essas crianças e desenvolvimento de suas atividades no futsal. Este é o primeiro módulo. No ano que vem, vamos reabrir as inscrições para que possamos ampliar a participação de atletas”, explicou o secretário-adjunto de Desporto Educacional da Sedel, Alim Maluf Neto.
Todas as duzentas crianças e adolescentes participantes do “Projeto Maranhão Jogando Futsal” receberam equipagem completa com camisa, calção e meião. Além disso, o projeto também irá se preocupar com a assiduidade e as notas dos garotos.
“Existe a preocupação com a educação. Todos os meninos que aqui fazem parte da escolinha têm que estar matriculados em escolas. Vai haver um acompanhamento de suas notas durante todo o semestre. Se o atleta tiver notas baixas, ele não participa mais da escolinha”, esclareceu Alim Neto.
Para os moradores do Bairro de Fátima, a iniciativa da Fefusma em parceria com a Sedel e o Departamento Autônomo do bairro, tem uma importância muito grande para a vida dos garotos. “A importância de tudo isso é mais um passo que a gente dá para evitar que essas crianças entrem no mundo das drogas. Nosso objetivo é receber essa garotada e realizar um trabalho de futsal voltado para o social”, pontuou João Amorim, presidente do Departamento Autônomo do Bairro de Fátima.
Para o ex-atleta de futebol Magno Boaz, que é um dos professores da escolinha de futsal, é um privilégio poder treinar crianças e adolescentes do bairro. “Para mim é um privilegio estar treinando esses meninos que são da minha comunidade. Espero que esse projeto venha a crescer junto com a Federação de Futsal do Maranhão. Hoje é uma gratificação muito grande vê-los aqui”.
As aulas da escolinha da Fefusma com os jovens do Bairro de Fátima ocorrem de segunda a quinta-feira nos turnos matutino e vespertino.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.