Foi difícil de a bola rolar em Donetsk, mas, quando ela conseguiu rolar, a França conseguiu quebra um incômodo jejum de vitórias. Depois de ver a partida ser suspensa por quase uma hora, os franceses entraram em campo com vontade, bateram a Ucrânia por 2 a 0 e, enfim, voltaram a vencer em um grande torneio. Menez e Cabaye marcaram os gols da partida.
A chuva forte que caiu na cidade de Donetsk quase comprometeu o espetáculo. França e Ucrânia começaram a partida no horário programado, mas jogaram menos de cinco minutos antes de o juiz holandês Björn Kuipers interromper o espetáculo. A tempestade, repleta de raios e acompanhada por fortes ventos, colocava em risco a saúde de jogadores e torcedores. A partida só foi recomeçar às 14 horas (horário de Brasília), quando o tempo já havia melhorado, e o campo já estava em condições.
Com a bola nos pés, a França voltou a apresentar o futebol tranquilo o organizado que teve durante os últimos amistosos. Os Bleus dominaram o primeiro tempo e criaram várias chances, mas só conseguiram construir o placar e a vitória no começo da etapa final. Os franceses ainda deram um show a parte nos toques de bola, no melhor estilo Barcelona ou Espanha.
A França se reencontra com a vitória em um grande torneio (Eurocopa ou Copa do Mundo) depois de seis anos. O último triunfo francês havia sido na semifinal do Mundial de 2006, 1 a 0 contra Portugal. Depois, derrota na grande decisão e eliminações sem vitórias e ainda nas fases de grupo da Euro-08 e Copa-10, com direito a show de horrores fora de campo.
Sob o comando de Laurent Blanc, porém, toda essa desorganização mudou. Com a vitória desta sexta, já são 25 partidas de invencibilidade da França, a maior do momento no futebol internacional. Como treinador dos Bleus, o comandante só perdeu duas vezes, logo nas suas duas primeiras partidas (Noruega, em amistoso, e Bielorrússia, nas eliminatórias da Euro).
Com a vitória, a França chega à última rodada do grupo C precisando apenas de um empate contra a Suécia para garantir a classificação. A Ucrânia também depende apenas de si, mas tem uma missão mais complicada: precisa bater a Inglaterra.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.