BARREIRINHAS - O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), deverá implementar, a partir do início do próximo ano letivo, um processo censitário de avaliação escolar na rede estadual de ensino. A informação foi dada pela superintendente de Educação Básica da Seduc, Leuzinete Pereira, durante o encontro dos 19 gestores regionais de educação realizado em Barreirinhas, com a presença do secretário João Bernardo Bringel e da equipe da Secretaria.
Ela explicou que o processo censitário de avaliação escolar será focado na conceituação do fortalecimento da aprendizagem, como projeto de reforço escolar para alunos com dificuldades em aprender Português e Matemática, duas disciplinas prioritárias.
Leuzinete Pereira adiantou que as aulas de reforço ocorrerão sempre aos sábados. Neste sentido, a Seduc, com vistas à melhoria de aprendizagem dos alunos, colocará a disposição todos os meios necessários atuando de forma rigorosamente responsável na aprendizagem dos alunos.
Segundo ela, a meta é reduzir de forma aguda os índices de repetência e evasão escolar no ensino médio, que atualmente são considerados elevados, registrando cerca de 30%. O foco do projeto é para que o aluno aprenda mais, permaneça na rede e fique fora do processo de exclusão educacional.
Ela disse ainda que a cada final de bimestre, os alunos terão seus desempenhos avaliados nas habilidades e competência de cada disciplina, para saber se atingiram as metas previstas. Os professores também serão avaliados, no mesmo período, sobre o cumprimento dos conteúdos da grade curricular.
Segundo Luzinete Pereira, a avaliação deste perfil será para todos os alunos que estiverem frequentando as aulas de reforço escolar. O mesmo perfil também será utilizado para verificação das aulas das escolas da rede que estiverem ofertando reforço escolar. A avaliação será feita de forma amostral.
Para que os alunos participem das aulas de reforço nas escolas da rede, será feito um diagnóstico sobre as limitações do aprendizado nestas disciplinas, desde o ensino fundamental, para definir os conteúdos pragmáticos das aulas.
Leuzinete Pereira avalia que o projeto foi bem recebido pelos gestores regionais, durante a reunião de trabalho em Barreirinhas, porque suas escolas, com a colaboração dos professores, poderão avançar de forma expressiva com a reconstrução de um alicerce de algumas disciplinas.
A superintendente da Educação Básica da Seduc disse ainda que este é um pleito antigo dos gestores das escolas e das URE’s e que não foi colocado em prática antes devido às dificuldades operacionais.
A avaliação sistemática de desempenho dos alunos também representa uma intervenção pedagógica no ensino médio da rede estadual e será feita com base nos critérios das matrizes de referência do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb).
Em resposta a um questionamento da supervisora Virna Teixeira sobre a adoção de critérios baseados na grade curricular do Estado, Leuzinete Pereira disse que um projeto neste sentido se encontra em fase de conclusão para ser implementado. Observou, porém, que a colocação em prática do projeto deverá ser feita de forma a evitar o regionalismo.
Depois de ouvir a explanação, o secretário de Educação, João Bernardo Bringel, foi enfático ao afirmar que deseja ver os alunos da rede estadual brilhando. “No futuro, nos mais diversos setores, vamos sentir orgulho de constatar o quanto somos capazes”, disse, referindo-se também à equipe de ensino da Seduc.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.