Superação

Alunos da Apae participam do 'Verão Litorânea'

Eles mostraram à sociedade que é possível superar limitações por meio do esporte e do lazer.

Ascom/Sedel

Atualizada em 27/03/2022 às 12h35

SÃO LUÍS - Mais do que um projeto para incentivar a prática esportiva, o "Verão Litorânea - A Estação dos Esportes", desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), tem seu lado de integração social. No último fim de semana, crianças, jovens e adultos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participaram de atividades recreativas do projeto.

Além da vitória nas brincadeiras, muita coisa estava em disputa para os alunos da Apae, sendo a principal delas mostrar à sociedade que é possível superar deficiências e limitações por meio do esporte e do lazer.

Para o professor de Educação Física, José Ribamar Soares Ribeiro, que trabalha com pessoas com deficiência há dezessete anos, o Verão Litorânea foi mais um caminho utilizado com sucesso para incluir pessoas com deficiências na sociedade.

"O projeto mostrou que é possível haver integração entre pessoas com deficiência e o restante da sociedade. O esporte é uma maneira de incluí-las", explicou.

Uma das atletas mais animadas foi a jogadora de handebol Rosilene Maria Alves, que representará o Maranhão nas Paraolimpíadas Escolares. Para ela, a sociedade tem que aceitar as diferenças e se tornar uma verdadeira família. "Gostei muito do projeto. Para nós, é uma terapia. Esquecemos nossos problemas. Sempre gosto de participar de atividades como esta. As pessoas têm que dar valor a este projeto”.

O secretário-adjunto de Projetos Especiais da Sedel, Wingliton Rocha, o China, disse estar satisfeito com os resultados do Verão Litorânea. "A nossa proposta é atrair todos os públicos possíveis para estarem aqui, na Avenida Litorânea, se divertindo. Estamos preocupados em desenvolver esporte para todos, sem nenhum tipo de distinção", afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.