SÃO LUÍS – O Sampaio realmente vive um ano de mudanças no seu comando técnico. E tantas mudanças ainda não deram tão certo dentro de campo. Só em 2010, quatro técnicos já dirigiram o Tricolor, mas nenhuma conquista importante e relevante foi alcançada até agora.
O ano começou com Edson Porto, remanescente de 2009 e responsável por levar o Sampaio ao título da Taça Cidade. Mas, em 2010, o time tricolor não começou bem e logo Porto deu adeus do comando durante a Copa União.
Em seu lugar, o Sampaio contratou Valter Ferreira apostando no vasto currículo do treinador. Isso porque Ferreira chegou com a fama de “caçador de títulos”. E realmente a fama se comprovou. O Sampaio de Ferreira caçou tanto o JV Lideral na Copa União, que deixou a “presa” levar o título do primeiro turno. Conclusão: Sampaio amargou um vice.
Foi então que a diretoria do Sampaio percebeu que algo deveria ser feito. E a mudança tinha um nome: Flávio Campos. O treinador chegou e encontrou o Sampaio na 7ª colocação do returno da Copa União. No entanto, Campos não conseguiu levar a equipe boliviana à conquista do título. Logo após a eliminação tricolor, Flávio Campos entregou o cargo por motivos pessoais.
Restou ao Sampaio encontrar um treinador para conduzir a equipe à Série C de 2011. O escolhido: Arnaldo Lira. Em seis jogos na Série D, Lira conquistou duas vitórias, três empates e uma derrota. A campanha foi suficiente para o Sampaio chegar à segunda fase da competição nacional. Mesmo assim, o treinador foi mandado embora, mesmo tendo garantido que o objetivo proposto a ele, que era classificar o Sampaio, tivesse sido feito. E o mais curioso, é que a demissão de Lira foi feita via telefonema, uma vez que o treinador estava aproveitando alguns dias de folga em uma viagem.
Com a saída, até um tanto inesperada, eis que o Sampaio contrata, mais uma vez, Flávio Campos. O treinador chega sob pressão. O time tricolor terá um duelo dificílimo com o CSA-AL, time de melhor campanha na primeira fase da Série D. No entanto, Campos acredita em classificação nesta fase e até para a Série C.
- Tô de volta. Os objetivos do Sampaio mantêm-se. Agora a gente vai entrar no real campeonato que são as fases eliminatórias, onde em cada fase você elimina metade do grupo que tem no total da Série D. E o objetivo do Sampaio é muito claro: o acesso à Série D do Brasileiro. A gente tá sempre acompanhando [o futebol], porque no momento que você tiver que atuar, você tá atualizado dentro do esporte. Eu tava acompanhando o Sampaio. O futebol brasileiro. Vejo todas as séries do futebol, pro momento que a gente é solicitado, como aconteceu agora, esteja – explicou em entrevista à Rádio Mirante AM.
E o primeiro jogo do Sampaio sob o comando de Flávio Campos nessa sua volta será neste sábado, no Estádio Nhozinho Santos. O Sampaio enfrenta o São José de Ribamar em amistoso às 10h.
Os treinadores do Sampaio em 2010
Edson Porto – contratado em junho de 2009 e demitido em março de 2010
Valter Ferreira – contratado em março de 2010 e demitido em maio de 2010
Flávio Campos – contratado em maio de 2010 e demitido em junho de 2010
Arnaldo Lira – contratado em junho de 2010 e demitido em agostos de 2010
Flávio Campos – contratado em agosto de 2010
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.