SANTA CATARINA - O Figueirense não teve pena do Ipatinga na noite desta sexta-feira. Com um futebol envolvente, principalmente no segundo tempo, o time catarinense goleou o Tigre por 5 a 0 e assumiu a ponta da série B com 27 pontos, ao lado do Coritiba. O Figueira leva vantagem no saldo de gols (19 contra seis), e torce por um tropeço dos paranaenses neste sábado. Como se não bastasse a derrota por um placar elástico, o time do Vale do Aço ainda perdeu uma posição, para o América-RN, e caiu para o penúltimo lugar, com apenas nove pontos e um saldo negativo de 16 gols.
Golaço no fim da primeira etapa e massacre no segundo tempo
O empate sem gols se desenhava no primeiro tempo de Figueirense e Ipatinga, até que aos 40 minutos a bola caiu no pé de um dos jogadores mais experientes em campo, o centroavante Reinaldo. Revelado pelo Flamengo e com passagens por Paris Saint Germain, São Paulo, Santos e Botafogo, o camisa 9 do Figueirense, hoje com 31 anos, recebeu no bico esquerdo da área, olhou o posicionamento de Douglas, e de chapa colocou no ângulo. A bola bateu na junção da trave com o travessão e morreu nas redes do Ipatinga, sem chances de defesa. Golaço de Reinaldo e 1 a 0 para o Figueira.
Com a desvantagem no placar e com lugar cativo entre os quatro últimos colocados, a situação do Tigre piorou com menos de um minuto da etapa final. Com apenas 40 segundos, Willian tocou para Fernandes na entrada da área, que fez a parede para o próprio camisa 11. Ele chegou batendo de três dedos e colocou a bola longe do alcance de Douglas, 2 a 0.
O que já era ruim para o time mineiro piorou aos 16. Reinaldo recebeu na frente da área, cortou para a perna esquerda e foi derrubado por Leonardo. O árbitro não teve dúvidas e marcou a penalidade. A torcida pediu para o goleiro Wilson bater, o técnico permitiu, mas no meio do caminho o arqueiro desistiu. Willian se encarregou da cobrança, e num chute forte, no alto, não deu chances para o camisa 1 dos mineiros e fez o terceiro do Figueirense.
Aos 24 o time catarinense se consolidou na liderança da segundona pelo saldo de gols. Coutinho deu lindo passe em profundidade para o lateral-direito Lucas. Douglas saiu no desespero e acabou levando entre as pernas, 4 a 0 e festa no Orlando Scarpelli.
E quem pensa que o apetite do alvinegro estava saciado, se enganou. Aos 34, o meio-campo Maicon recebeu lançamento pela esquerda do ataque, e como Reinaldo fez no primeiro gol, olhou o posicionamento de Douglas e bateu consciente. Mais um belo gol na noite desta sexta-feira e mão cheia sobre o time do Vale do Aço.
Sem poder de reação algum, o Ipatinga não conseguiu nem o gol de honra e ainda viu seu camisa 1 evitar uma goleada ainda maior.
O Figueirense volta a campo na próxima sexta-feira, quando enfrenta o Duque de Caxias, às 21h (de Brasília) no Engenhão, no Rio de Janeiro. Já o Tigre recebe o Coritiba, no sábado (21), às 16h, no Ipatingão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.