E agora?

Para não violar Estatuto do Torcedor, TJD suspende Estadual 2010

Caso FMF descumpra a determinação do TJD-MA, dirigentes pagarão multa de R$ 1.000.

Paulo de Tarso Jr./Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h50

SÃO LUÍS – A confusão envolvendo o Campeonato Maranhense teve um novo capítulo nesta quinta-feira (5). Desta vez, o Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA) determinou a suspensão do início do Estadual da Primeira Divisão, que ocorreria, segundo a Federação Maranhense de Futebol, neste domingo com a realização de duas partidas.

Na decisão tomada pelo presidente do TJD-MA, Antonio Américo Lobato Gonçalves, os motivos que levaram o tribunal a suspender o campeonato da Primeira Divisão se deve, primeiramente, porque o TJD-MA determinou, na última sexta-feira, a realização de uma nova Segunda Divisão referente ao ano de 2009. Por este motivo, a FMF anunciou que a Segundona seria um torneio curto e com apenas três partidas, tendo início neste domingo, mesma data que a Primeirona iria começar.

No entanto, o TJD entende que para que a Primeira Divisão tenha início, é preciso que a Segundona esteja concluída. Antes desta conclusão, o Campeonato Maranhense da Série A não pode começar.

Além deste motivo, o presidente do TJD-MA entendeu que a forma como a FMF conduziu estes episódios envolvendo o Campeonato Maranhense violaram o Estatuto do Torcedor. Tanto que, a FMF pretendia iniciar o Estadual 2010 sem a definição dos locais e horários das partidas o que fere o §1º do art. 9º do Estatuto do Torcedor, que afirma que o torcedor tem direito de conhecer a tabela dos campeonatos com bastante antecedência.

Antonio Américo explicou que procurou o diretor de Futebol da Federação Maranhense de Futebol, José Alberto de Morais Rêgo, para saber as razões que levaram a FMF a não publicar os locais e horários das partidas. E a resposta de José Alberto foi que faltam laudos dos estádios que serão utilizados no Campeonato Maranhense.

- Analisei que a tabela não tem resignação dos locais e dos horários, que violam o Estatuto do Torcedor. Liguei pro diretor da Federação [José Alberto de Morais Rêgo] e, em conversa com ele, disse que não pôde colocar os locais das partidas de futebol na tabela em função que os laudos não estão prontos. O que me preocupou mais ainda porque diz respeito com a segurança do torcedor, dos jogadores etc. Então determinei que a Federação suspenda o início do Campeonato Maranhense 2010 Série A e só o inicie após concluído o Campeonato Maranhense Série B 2009 – explicou Américo.

E a Segundona de 2009?

Ainda de acordo com a determinação do TJD-MA, o Campeonato Maranhense da Segunda Divisão de 2009 até poderá ter início no domingo. Poderá porque o TJD exige que este campeonato tenha o mesmo formato do que foi realizado no ano passado, onde as equipes disputaram dois turnos com jogos de ida e volta. No entanto, a FMF havia anunciado que esta nova Segundona seria um torneio com apenas um turno e com jogos somente de ida.

Desta forma, o mini-torneiro proposto pela Federação Maranhense de Futebol terá mais do que apenas três datas para a realização do campeonato. E esse aumento na forma de disputa terá como consequência, o adiamento por tempo indeterminado da Primeira Divisão.

Porém, com o adiamento do Estadual da Primeira Divisão, este campeonato poderá não terminar neste ano. Mas Antonio Américo mostrou que não está interessado com datas. Para o presidente do TJD, a Federação Maranhense de Futebol terá que arrumar datas para os jogos.

- Se não existe tempo, a Federação vai ter que arrumar. Encontrar uma solução contanto que não fira a legislação – disse o presidente do TJD.

O TJD estipulou multa diária no valor de R$ 1.000 (mil reais) caso haja o descumprimento da determinação. De acordo com o Tribunal, são os dirigentes da FMF que devem arcar com esta multa, caso ela aconteça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.