Segundona

Ponte Preta bate o Juventude e volta ao G-4

Fabiano Gadelha e Edilson, duas vezes, mandam o Ju para a zona do rebaixamento.

Globoesporte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h14

CAMPINAS - A Ponte Preta segue em ascensão na Série B do Brasileirão, enquanto o Juventude em queda livre. Neste sábado, pelo complemento da nona rodada, as equipes se enfrentaram em Campinas, no estádio Moisés Lucarelli, e a Macaca venceu por 3 a 0, assumindo a terceira posição na tabela com 17 pontos. A equipe gaúcha, que teve uma semana conturbada devido ao abandono do goleiro Jaílson, alegando salários atrasados, cai para a 17ª posição, na zona do rebaixamento, com apenas oito pontos. Fabiano Gadelha e Edilson, duas vezes, foram os autores dos gols, todos no segundo tempo.

Na próxima rodada, o Juventude encara o Campinense, terça-feira, às 21h, em Campina Grande; A Ponte Preta vai a São Januário enfrentar o Vasco, sábado, às 16h10m (horários de Brasília).

Gatti e trave salvam o Juventude

No gramado castigado do Moisés Lucarelli, quem começou assustando foram os visitantes. Aos três, Ivo recebeu em velocidade, invadiu a área e caiu sobre a marcação de Gum. O árbitro, em cima do lance, seguiu o jogo – o banco de reservas protestou, querendo a marcação de um pênalti, que não existiu.

A Ponte respondeu na sequência, com Pirão. O meio-campo recebeu na área e bateu cruzado, assustando a defesa gaúcha. Aos seis, Fabiano Gadelha chutou da intermediária, e Gatti espalmou para o Juventude. Depois, Evando arriscou da entrada da área, a bola desviou no meio do caminho e Gatti pôs para escanteio.

Aos 25, Márcio Mixirica recebeu na pequena área e desviou de cabeça, traindo Gatti. Fabiano Gadelha, que vinha acompanhando a jogada, chegou na frente zaga, mas finalizou por cima da meta. Três minutos mais tarde, Mixirica soltou a bomba, de longe, e Gatti espalmou. Pressionado, o Ju não conseguia ameaçar a Macaca.

Nos minutos finais da primeira etapa, jogadores de Ponte Preta e Juventude iniciaram uma discussão. Mas, o auxiliar e o árbitro acalmaram os ânimos. A Ponte desandava de perder gols – inclusive com uma bola na trave de Tinga -, e o arqueiro Gatti, que só voltou a ser titular por conta do abandono de Jaílson, se transformava na maior figura em campo. Na saída para o vestiário, os volantes Dêda, da Ponte, e Walker, do Ju, trocaram ofensas.

Ponte insiste, e finalmente a bola resolve entrar

Para o segundo tempo, o técnico Pintado tirou Márcio Mixirica e colocou Danilo Neco, para tentar dar mais velocidade ao ataque da Ponte Preta. O mesmo fez Zé Teodoro, no Juventude, sacando o estreante Marcos Denner, que esteve apagado, e lançando Edimar.

O gol estava ficando maduro. E aos oito minutos, finalmente, ele saiu. Fabiano Gadelha desceu em diagonal, se livrou da marcação do lateral Mineiro e chutou cruzado, sem chance para Gatti. Atrás no placar, o Juventude foi obrigado a sair para o jogo. No entanto, aos 12, Gadelha novamente apareceu pelo meio e deixou com Danilo Neco, na área. O atacante chutou cruzado e quase ampliou para a Ponte.

Se a situação dos gaúchos era preocupante, aos 13 ficou ainda pior. Edilson cobrou falta para a área, Mineiro tentou cortar de cabeça e desviou contra a sua própria meta, traindo Gatti e deixando a Macaca com uma vantagem ainda maior - o árbitro deu o gol para o lateral pontepretano. Aos 18, mais uma vez Edilson, em um lance semelhante ao anterior, fez o terceiro gol da Ponte, só que desta vez a bola não desviou em ninguém antes de entrar.

Desnorteado, o Juventude sequer mostrava algum poder de reação. Tentando alguma coisa, o treinador substituiu o volante Leanderson por Maicon, e ainda tirou Edimar, que mal havia tocado na bola - o atacante saiu irritado -, e colocou Bruno. Mesmo diminuindo o ímpeto, a Ponte criava as melhores chances. Ainda deu tempo de Lins e o jovem Galvão entrarem nos lugares de Evando e Dêda respectivamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.