ROMA - Sacerdotes e seminaristas que estudam em Roma trocarão a batina por calções e chuteiras para disputar, em 2007, a Clericus Cup, primeiro campeonato de equipes formadas apenas por religiosos.
A idéia foi do cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano. Enquanto bispo de Gênova, ele chegou a atuar como comentarista de rádio em algumas partidas do Campeonato Italiano.
A competição acontecerá de fevereiro a junho do ano que vem e terá 16 equipes, incluindo uma representação da Santa Sé. Os participantes estarão divididos em dois grupos na primeira fase, com os melhores avançando para disputar um mata-mata.
A primeira edição do torneio acontecerá apenas em Roma, com seminaristas que estudam na capital italiana e sacerdotes locais. A partir de 2008, há o interesse de abrir a competição a equipes de outras regiões.
Os jogos, que acontecerão no meio da semana (para não interferir com os serviços religiosos de domingo), terão dois tempos de 30 minutos, para que os mais velhos possam agüentar o ritmo de jogo.
Os sacerdotes-treinadores já estão de olho nos melhores jogadores para formar seus times: os seminaristas africanos - alguns deles com experiência profissional em seus países -, brasileiros e argentinos, estes mais técnicos.
A prática de formar times de futebol só com integrantes de um mesmo grupo é uma prática comum na Itália e bem aceita entre a população, que costuma assistir a este tipo de evento.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.