Felipe Massa conquista a primeira vitória na Fórmula 1

AE

Atualizada em 27/03/2022 às 14h17

ISTAMBUL - O brasileiro Felipe Massa terminou em primeiro lugar neste domingo no Grande Prêmio da Turquia e conquistou a primeira vitória da carreira na Fórmula 1, em sua 66ª corrida na categoria. O Brasil não subia no lugar mais alto do pódio desde o dia 26 de novembro de 2004, quando Rubens Barrichello venceu o GP da China.

Massa foi o sexto brasileiro a conquistar uma vitória na Fórmula 1: os outros foram Emerson Fittipaldi, Jose Carlos Pace, Ayrton Senna, Nelson Piquet e Rubens Barrichello. Massa, de 25 anos, que estreou na Fórmula 1 pela equipe Sauber, em 2002, tornou-se piloto titular da Ferrari neste ano, onde subiu ao pódio pela primeira vez no GP da Europa (em terceiro lugar), disputado no último mês de maio.

Ainda no GP da Turquia. o espanhol Fernando Alonso, da Renault, foi o segundo colocado, enquanto o alemão Michael Schumacher terminou em terceiro. O inglês Jenson Button, da Honda, que havia ganho a última prova, foi o quarto, já Rubens Barrichello acabou em oitavo lugar.

A prova

O espanhol Fernando Alonso, da Renault, largou com tudo para cima de Schumacher, mas o alemão acabou segurando a segunda posição, enquanto o brasileiro Felipe Massa, que largou na pole, manteve a ponta. Enquanto isso, vários carros se envolveram num grande acidente e Raikkonen, da McLaren, e Fisichella, da Renault, tiveram a corrida comprometida.

O italiano Vitantonio Liuzzi rodou na volta 14 e provocou a entrada do safety car. Os pilotos aproveitaram para reabastecer o carro. No entanto, Massa e Schumacher acabaram entrando praticamente juntos nos boxes. O alemão acabou perdendo tempo e foi ultrapassado por Alonso.

Durante toda a corrida, Schumacher tentou pressionar Alonso, mas cometeu alguns erros e não conseguiu ultrapassar o espanhol. Na volta 28, o alemão acabou saindo da pista e teve dificuldades para retornar. Enquanto isso, Barrichello, da Honda, que largou em 13.º lugar, fazia uma corrida de recuperação e entrou na zona de pontuação.

No final da prova, Schumacher tentou ultrapassar de todas as maneiras o espanhol, mas não teve sucesso. Dessa forma, Alonso foi para 108 pontos na liderança da classificação geral, contra 96 do alemão. Já Felipe Massa comandou a Ferrari com tranqüilidade até o final da prova, festejando muito a primeira vitória como profissional na Fórmula 1.

Classificação do GP da Turquia, após 58 voltas:

1.º Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1h28min51s028

2.º Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 5s575

3.º Michael Schumacher (ALE/Ferrari) - a 5s656

4.º Jenson Button (ING/Honda) - a 12s334

5.º Pedro de la Rosa (ESP/McLaren) - a 45s908

6.º Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) - a 46s594

7.º Ralf Schumacher (ALE/Toyota) - a 59s337

8.º Rubens Barrichello (BRA/Honda) - a 1min00s034

9.º Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 1 volta

10.º Mark Webber (AUS/Williams) - a 1 volta

11.º Christian Klien (AUT/Red Bull) - a 1 volta

12.º Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - a 1 volta

13.º Scott Speed (EUA/Toro Rosso) - a 1 volta

14.º Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - a 2 voltas

15.º David Coulthard (ESC/Red Bull) - a 3 voltas

Não completaram a prova:

Christijan Albers (HOL/Midland) - a 12 voltas

Takuma Sato (JAP/Super Aguri) - a 17 voltas

Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 33 voltas

Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri) - a 35 voltas

Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso) - a 46 voltas

Kimi Raikkonen (FIN/McLaren) - a 57 voltas

Tiago Monteiro (POR/Midland) - a 58 voltas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.