Lula defende salvação do futebol

Lula: o governo deve ter responsabilidade sobre as dívidas dos clubes de futebol de todo o país.

Flávio Freire - O Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 14h28

SÃO PAULO - Em solo corintiano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em sua passagem pelo Parque São Jorge, onde inaugurou nesta sexta-feira o Memorial do Corinthians, que o governo deve ter responsabilidade sobre as dívidas dos clubes de futebol de todo o país.

Ao lado do prefeito de São Paulo, José Serra (um palmeirense roxo), e do governador de São Paulo e torcedor do Santos, Geraldo Alckmin, pré-candidatos do PSDB à Presidência, Lula disse que "salvar o futebol" não é só responsabilidade da direção dos times.

- Alguns times brasileiros fazem parte do patrimônio cultural deste país e, portanto, não podem simplesmente fechar sem que o Estado assuma a responsabilidade de tentar criar condições para que esses times possam pagar as suas dívidas - disse Lula, destacando que hoje país do futebol é aquele que tem dinheiro para comprar os atletas brasileiros.

- Muitas vezes é fácil dizer: "mas os times são administrados por pessoas que passam a mão no dinheiro do time". Esta é a forma mais fácil de dizer "eu não quero fazer nada". A forma mais importante é dizer que se o nosso time tem problema, nós temos que consertá-lo - enfatizou o presidente.

Em meio a um discurso voltado exclusivamente para a exaltação do Corinthians e dos problemas vividos no setor, Lula deixou de lado as diferenças partidárias. Chegou a mencionar uma conversa que teve com Serra sobre a venda do jogador palmeirense Alex para a Turquia.

- Dizia para o prefeito Serra que o Alex é um verdadeiro deus na Turquia e o Serra me dizia que é uma pena que a Turquia, um país mais pobre que o Brasil, tenha dinheiro para manter um jogador como o Alex - disse Lula, para em seguida brincar com o jogador Marcelinho Carioca, que quando jogava no Corinthians perdeu um pênalti contra o Palmeiras.

- Quase tive um infarto.

No encontro, apenas Lula foi convidado para discursar. Antes de chegarem ao salão principal do clube, Lula, Serra e Alckmin, acompanhados de dirigentes do Corinthians, visitaram o memorial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.