SP se prepara para receber Fórmula 1 no domingo

Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 14h37

SÃO PAULO - A cidade de São Paulo se prepara para o Grande Prêmio de Fórmula 1, no próximo domingo. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciou nesta terça-feira um esquema especial para o trânsito. Vários ônibus sairão do Terminal Jabaquara do Metrô e da Praça da República com destino ao autódromo, que fica no extremo sul da capital, bem longe da região central.

Também haverá ônibus saindo do Aeroporto de Congonhas, na zona sul. Os que desembarcarem no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o melhor é utilizar os ônibus especiais que serão colocados com destino à Praça da República ou ao Jabaquara.

A CET vai privilegiar o transporte coletivo e incentivar as pessoas a deixarem o carro em casa ou nos bolsões de estacionamento. Quem for utilizar o carro próprio é bom conhecer antes o melhor itinerário e saber que não haverá vagas de estacionamento em frente ao autódromo.

Como ocorre todos os anos, várias empresas instaladas ao redor do autódromo costumam oferecer vagas em seus estacionamentos, mas nem sempre o preço é convidativo e a segurança deixa a desejar. O trânsito também costuma ficar insuportável, por conta do grande número de pessoas que andam a pé e das ruas que são bloqueadas para os veículos.

Os principais corredores de acesso ao autódromo terão sinalização indicativa, mas é bom se precaver. Os que forem de ônibus poderão comprar os bilhetes nos postos da SPTrans ou mesmo nas estações Jabaquara e República do Metrô. Nos Terminais Rodoviários do Tietê e da Barra Funda os passageiros deverão utilizar o Metrô até a o Jabaquara ou a República. A integração com os trens será feita na estação Jurubatuba, ao lado do Shopping SP Market, através dos ônibus circulares da SPTrans com embarque na área do estacionamento do Shopping.

O estacionamento do Shopping SP Market, na Avenida das Nações Unidas 22540, funcionará sábado e domingo, dias 24 e 25 de setembro, com capacidade para 3.500 veículos. Estará disponível uma linha de ônibus circular entre este bolsão e o autódromo.

Também haverá estacionamento ao longo das ruas à direita da Avenida Interlagos (sentido bairro), com acesso somente pela Ponte do Socorro e Avenida Robert Kennedy, sábado e domingo, dias 24 e 25 de setembro (capacidade para 9 mil veículos). Também haverá estacionamento à direita da Avenida do Jangadeiro (lado oposto ao autódromo), com acesso pela Ponte Jurubatuba, Avenida Interlagos e Praça Batista Botelho, sábado e domingo (capacidade para 16 mil veículos).

Nos ônibus, a CET garante que todos os passageiros viajarão sentados na ida e na volta. Os micro-ônibus sairão no sábado a partir das 6 horas da manhã do Metrô Jabaquara e República e do SP Market. A partir das 7 horas sairão ônibus do Aeroporto de Congonhas. No domingo, os ônibus partem mais cedo, às 5 horas do Jabaquara e da Praça da República e às 6 horas do Aeroporto de Congonhas.

Após a corrida, os ônibus estarão estacionados nos seguintes pontos: para quem vai voltar para o bolsão Shopping SP Market os ônibus estarão parados na Avenida Jacinto Júlio, próximo ao portão G do autódromo, Avenida do Jangadeiro com Avenida Senador Teotônio Vilela, e Avenida Antonio Barbosa da Silva Sandoval, próximo a Avenida Interlagos. Quem for voltar para a estação República do Metrô e para o Aeroporto de Congonhas encontrará os ônibus na Avenida Jacinto Júlio, próximo ao portão G do autódromo, e Avenida Interlagos, próximo a Avenida do Rio Bonito.

Os que forem retornar para a estação Jabaquara do Metrô encontrarão os ônibus estacionados na Avenida Feliciano Correia, próximo ao portão G, e Avenida Antonio Barbosa da Silva Sandoval, próximo a Avenida do Rio Bonito.

Os deficientes físicos deverão estacionar seus veículos nos mesmos mini-terminais e bolsões já mencionados, onde a SPTrans colocará um serviço especial de transporte, através do sistema "Atende", para dentro do Autódromo.

A CET implantará estacionamento regulamentado, na Avenida José Carlos Pace próximo à Praça Enzo Ferrari, onde só será permitido o estacionamento a veículos devidamente identificados, mas não atendidos pelo sistema "Atende" da SPTrans. Os bolsões de ônibus localizados na Avenida José Carlos Pace funcionarão sábado e domingo com acesso somente pela Avenida Robert Kennedy. O credenciamento de ônibus, para o bolsão, deve ser feito via internet.

Na saída do GP, o melhor é permanecer no bolsão de estacionamento até que as condições do trânsito estejam favoráveis. Haverá interdição total das vias próximas ao autódromo por 20 minutos para dispersão dos pedestres. Será preciso ainda prestar atenção nas mudanças de mãos de direção nas proximidades do autódromo que ocorrerão depois da corrida. Em caso de acidente sem vítima, o melhor é desobstruir a via e informar a CET através do telefone 156.

Na chegada do autódromo é comum ficar mais ansioso e tentar parar o carro em qualquer lugar, mas estacionar em frente a guias rebaixadas de acesso a garagens e estacionamentos dará multa, com certeza.

A CET informa aos moradores da região de Interlagos que no sábado e no domingo, enquanto a operação estiver montada, somente os portadores de autorização poderão trafegar pela área de bloqueio. Mesmo com a autorização, o acesso à área de bloqueio não poderá ser feito pela Avenida Interlagos. O acesso deve ser feito pela Avenida Robert Kennedy.

A autorização é vinculada ao veículo e intransferível. O melhor, portanto, é evitar usar o veículo no dia do evento. A autorização de acesso à área de bloqueio poderá ser retirada por moradores ou comerciantes no Posto de Informações da CET instalado na Praça Enzo Ferrari.

O solicitante deve comparecer munido de comprovante de residência recente (2005), documento de identidade (R.G.) e documento original do veículo (licenciamento). O Posto estará aberto até o dia 22 de setembro das 11 horas às 21 horas inclusive no final de semana.

No sábado, a operação será montada a partir das 5 horas da manhã, sendo proibido parar e estacionar na Avenida Interlagos. Não será permitido o acesso às ruas transversais. Para acessar estas ruas, o melhor é utilizar a Avenida Robert Kennedy.

No sábado, antes dos treinos, serão montados dois cordões de bloqueio a partir das 5 horas da manhã. O primeiro (fixo) terá o objetivo de isolar totalmente as vias de chegada e saída da Avenida Interlagos e o segundo de permitir o acesso dos moradores às residências que estão na área de bloqueio. Portanto, o acesso dos moradores deverá ser feito pela Avenida Robert Kennedy.

Ainda no sábado será implantada mão única de direção nas avenidas do Jangadeiro, Jacinto Júlio, Manoel de Teffé e João Paulo da Silva, no sentido bairro/centro. Os ônibus das linhas que servem a região, com destino ao centro, serão desviados no cruzamento da Avenida Senador Teotônio Vilela com Rua Padre José Garzotti, para o novo trajeto até a Avenida Interlagos, retornando a acessar a Avenida do Rio Bonito ou a Ponte Jurubatuba.

Esse novo trajeto permite a implantação de mão única sentido bairro na Avenida Interlagos entre a Avenida João Paulo da Silva e Praça Moscou.

O acesso de veículos credenciados pela organização do evento, com estacionamento no interior do Autódromo, será feito pelo contra-fluxo da Avenida Interlagos, ou seja, pela pista bairro/centro, com acesso junto a Avenida João Paulo da Silva e Avenida do Rio Bonito. Esse acesso estará sinalizado com placas de fundo laranja com a inscrição VIP em preto.

Ainda no sábado, após ser desativado o esquema de chegada, para implantação da Operação Saída, as vias terão circulação normal, exceto as avenidas Jacinto Júlio, Manoel de Teffé e João Paulo da Silva que permanecerão com mão única de direção sentido centro. Nas avenidas Interlagos e Nações Unidas, serão implantadas faixas adicionais no sentido centro.

No domingo, a partir da zero hora, a Avenida Interlagos terá sentido único, centro-bairro ou bairro-centro. Como no sábado, será proibido parar e estacionar na Avenida Interlagos e não será permitido o acesso às ruas transversais. Para acessar estas ruas, o melhor é utilizar a Avenida Robert Kennedy.

Os veículos procedentes da Avenida Senador Teotônio Vilela, com destino à Avenida das Nações Unidas, serão desviados pela Avenida Robert Kennedy e Ponte do Socorro.

Durante a operação chegada, a pista da Avenida Interlagos, no sentido do bairro para o centro, no trecho entre a Avenida Senador Teotônio Vilela e Ponte Jurubatuba, será dividida, com obstáculos físicos (cones e cavaletes), em três faixas assim destinadas: faixa número 1 (junto ao passeio), destinada a aumentar a segurança e capacidade de circulação de pedestres; faixa número 2 (central), destinada ao atendimento de eventuais emergências (SOS); e faixa número 3 (junto ao canteiro central da avenida), destinada à circulação de veículos credenciados pela organização do evento e com estacionamento permitido no interior do Autódromo (VIP).

A Avenida Senador Teotônio Vilela, entre a Avenida do Jangadeiro e Avenida Interlagos, estará bloqueada ao trânsito devido à grande quantidade de pedestres que circula pelo local.

Para a operação saída, logo após o início do GP Brasil, haverá implantação de mão única de direção no sentido centro nas avenidas Interlagos, entre Avenida do Jangadeiro e Avenida das Nações Unidas, e Avenida das Nações Unidas, entre Avenida Interlagos e Ponte Transamérica (mão única parcial).

Haverá implantação de mão única na Avenida Robert Kennedy, sentido centro, entre Rua Nossa Senhora do Socorro e Largo do Socorro.

Para os veículos que se dirigem para Interlagos os acessos se darão através da marginal esquerda do Rio Pinheiros até a Ponte João Dias, atingindo as Avenidas Guido Caloi, Guarapiranga e Robert Kennedy, ou através da Avenida Washington Luis, Ponte do Socorro e Avenida Robert Kennedy.

O Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 pode decidir o mundial de pilotos deste ano. Se Fernando Alonso chegar pelo menos em terceiro lugar, fica com o título. O primeiro da Espanha na história da Fórmula um. Nesta segunda-feira, primeiro dia de trabalho para a corrida, caixas foram transportadas de um lado para o outro.

O movimento dos carros só será percebido na quinta-feira, mas a furadeira preparando a barreira de proteção já deu o clima do Grande Prêmio do Brasil.

Ainda há ingressos para o grande prêmio do Brasil. As bilheterias ficam abertas das 9 horas às 18 horas. O pagamento só pode ser feito em dinheiro. Se o torcedor preferir, pode comprar o ingresso pelo telefone: (11) 21916999.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.