Maranhão reina absoluto no tatame

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h47

SÃO LUÍS - Os taekwondistas maranhenses dominaram as lutas da Copa Brasil Nordeste de Taekwondo, disputada até ontem no Ginásio Georgiana Pflueger. Em segundo ficou a seleção de Pernambuco, com Sergipe em terceiro.

A Copa reuniu 328 atletas dos estados do Maranhão, Alagoas, Piauí, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Mato Grosso (convidado).

Ontem, o tatame montado na quadra do Ginásio Georgiana Pflueger foi palco das lutas finais das categorias mirim, infantil, juvenil, adulto e master, tanto no masculino como no feminino.

“O nível técnico das lutas foi o esperado. Foi um campeonato bastante competitivo, parte da política de descentralização de ações da Liga Nacional”, explicou Yeo-Jin Kim, presidente da Liga Nacional de Taekwondo.

Segundo ele, com a realização do Brasil Nordeste em São Luís, a modalidade terá mais atletas de destaque.

“Tenho certeza que, daqui há uns quatro, cinco anos, surgirão novos talentos”, frisou.

Entre os maranhenses, destaques para Anderson de Jesus, prata na categoria adulto, e Taís Cristina, ouro na categoria juvenil (até 52kg). Anderson lutou com o sergipano Gelison Souza, mas não esteve concentrado e ficou com a prata. Já Taís brilhou em sua única luta na competição – derrotou a pernambucana Maria Poliane Ribeiro, bicampeã da competição.

“A luta foi equilibrada. Foi difícil no início; comecei perdendo, mas me soltei mais e venci no desempate”, explicou ela.

“Não treinei direito para esta competição e acredito que a minha experiência ajudou bastante”, completou.

Infantil

Outro maranhense comemorou como nunca a medalha no Brasil Nordeste. Matheus Guilherme da Silva estreou com o pé direito: arrebatou a prata na categoria infantil (até 38kg).

“A luta foi muito boa, mas acabei desclassificado na final porque chutei o rosto do atleta, o que não é permitido na infantil”, explicou.

Para o presidente da Liga Maranhense de Taekwondo, Emanoel Serra, o nível técnico dos maranhenses na competição foi muito bom, principalmente entre os atletas que competem fora do estado.

“Muitos estreantes se assustaram com a força do torneio, mas nada que pudesse atrapalhar”, comentou.

A abertura teve a participação do secretário de Esporte, Alim Maluf Filho, do presidente da Liga Nacional de Taekwondo, Yeo-Jin Kim, além do presidente da Liga Maranhense, Emanoel Serra e dos presidentes das federações dos estados participantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.