LONDRES – A BAR anunciou que o ex-piloto brasileiro Gil de Ferran substituirá Nick Fry no cargo de diretor esportivo. Fry passará a ocupar um cargo mais ligado à parte técnica da escuderia, enquanto que Gil irá a todos os GPs e cuidará, entre outras coisas, das estratégias de corrida. A decisão ocorre após um péssimo início de temporada da equipe.
Vice-campeã de construtores de 2004, a BAR enfrentou problemas de confiabilidade nas primeiras etapas do Mundial e ainda não tem nenhum ponto marcado.
Além disso, a escuderia protagonizou a maior polêmica deste início de temporada, ao ordenar que seus pilotos Jenson Button e Takuma Sato abandonassem de propósito o Grande Prêmio da Austrália para que os motores de seus carros pudessem ser trocados para o GP da Malásia sem risco de punição. A medida não deu certo, pois os dois carros da BAR abandonaram em Sepang justamente com problemas de motor, ambos na terceira volta.
Gil de Ferran é um dos pilotos mais vitoriosos do automobilismo brasileiro, apesar de jamais ter competido na Fórmula 1, mesmo com bons resultados em testes. Gil fez seu primeiro treino com um carro da categoria pela Williams, em 1992, e superou o francês Alain Prost. Um ano depois, o brasileiro testaria um carro da Footwork, mas bateu a cabeça no caminhão da equipe e ficou impossibilitado de treinar, o que lhe tirou as chances de competir na temporada de 1994.
Sem perspectiva de correr em uma escuderia competitiva na F-1, Gil decidiu tentar a sorte na Fórmula Indy e estreou na categoria em 1995. De imediato, o brasileiro obteve bons resultados e terminou como vice-campeão em 1997, pela equipe Walker. Três anos depois, Gil se transferiu para a poderosa Penske e foi bicampeão da categoria, em 2000 e 2001. Em 2002, a escuderia se transferiu para a IRL e Gil decidiu encerrar a carreira após vencer as 500 Milhas de Indianápolis no ano seguinte.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.