SÃO PAULO - Fernando Alonso confirmou o domínio da Renault na temporada 2005 da Fórmula 1. Após fazer a pole-position, o espanhol venceu neste domingo o GP do Bahrein. Com o resultado, Alonso ampliou a sua liderança do Mundial de pilotos - tem 26 pontos.
Essa foi a terceira vitória da equipe Renault no ano (Giancarlo Fisichella venceu na Austrália, enquanto Alonso já havia triunfado na Malásia).
O pódio na prova que foi disputado sob muito calor no circuito de Sakhir foi completado por Jarno Trulli, da Toyota, e Kimi Raikkonen, da McLaren. O brasileiro Felipe Massa terminou a prova na zona de pontos, na 7ª colocação.
A decepção do final de semana foi novamente a Ferrari, que no Bahrein estreou seu novo modelo. Michael Schumacher, que fez bons treinos e largou na segunda colocação, abandonou a corrida na 12ª volta com problemas hidráulicos após chegar a ameaçar a liderança de Alonso.
"Estou triste por ter abandonado a prova, mas aliviado por saber que nosso carro é rápido. O campeonato é longo e temos chances de recuperação", disse Schumacher, nos boxes do circuito de Sakhir.
Já Rubens Barrichello teve um desempenho melhor na corrida. Largando na última colocação, por ter trocado o motor, o brasileiro teve uma ótima largada e ultrapassou sete carros na primeira volta. Terminou na 9ª colocação, após sofrer muita pressão na parte final da corrida.
Muito melhor do que o "calvário" a que o brasileiro foi submetido em todos os treinamentos no Bahrein.
O carro de Barrichello sofreu um problema crônico com o câmbio. Na sexta-feira, deu apenas cinco voltas em Sakhir.
Já no sábado, no primeiro treino oficial, sem ter conhecimento das condições da pista e sem possibilidade de encontrar um melhor ajuste de seu carro, o brasileiro teve um desempenho discreto.
A falta de confiabilidade no equipamento do carro do brasileiro fez com que a Ferrari mandasse vir um novo câmbio de sua sede, em Maranello (Itália).
Mas no segundo treino oficial, que foi disputado quatro horas antes da largada, o câmbio recém-instalado na Ferrari de Barrichello quebrou, obrigando a equipe a usar peças que haviam sido descartadas anteriormente para colocar o carro na pista.
"É o pior final de semana da história, nunca tive tantas quebras. Nem sei direito o acerto do carro para a corrida", disse o brasileiro à TV Globo, antes da largada.
Felipe Massa, da Sauber, fez uma boa corrida e marcou os primeiro pontos da Sauber no ano, com o 7º lugar.
A próxima prova do Mundial da Fórmula 1 será disputada no circuito de Ímola, na Itália, em 24 de abril.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.