Circuito de Surf na Pororoca 2005 terá início no Maranhão

A primeira etapa será na Lua Nova de março no município de Arari.

Jornal O Estado do MA

Atualizada em 27/03/2022 às 14h53

SÃO LUÍS - A terceira edição do Circuito Brasileiro de Surf na Pororoca, promovido Empresa Alternativo Eventos criadora da competição, terá sua primeira etapa em águas maranhenses no período da Lua Nova do mês de março. O grande acontecimento será na praia do Caranguejo, do rio Mearim, no município de Arari que fica a 160 km de São Luís. Os surfistas sairão do Curral da Igreja e trafegarão por 8km até chegar a Ilha do Caranguejo. As outras duas etapas serão em São Domingos no Apicum/Pará na Lua Nova de abril e no Rio Araguari/Amapá, na Lua Nova de maio.

Para tratar de assuntos preliminares com as autoridades locais, a fim de efetivar do evento, encontra-se em São Luís, o desportista Noélio Sobrinho, presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo).

Segundo Noélio, a etapa do Surf na Pororoca em águas maranhenses promete ser muito mais emocionante que nos anos anteriores, isto porque a previsão é que a amplitude da maré que é a melhor do mundo, estará ainda maior este ano. “Teremos uma maré com dois metros de altura e com mais de uma hora de duração, o que favorecerá um grande espetáculo”, justifica Noélio.

A etapa maranhense do Surf na Pororoca terá a participação de oito surfistas brasileiros representando seis estados: Pará, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, apenas com os melhores atletas. O Maranhão terá duas vagas que serão definidas numa seletiva no próximo mês entre 16 atletas. Além destes, virão dois surfistas internacionais: um do Japão e outro da França.

IMPRENSA

Aqui estarão representantes do imprensa de vários países. Estão garantidos na cobertura da etapa maranhenses, os canais de televisão: NHK e Nipon Television do Japão; The France 3, da França; Liberal (PA); Mirante (MA); Amapá(AP); Cultura e Bandeirantes (SP), além das agências Reuters, EFE, Association Press e ESPN Brasil e Internacional.

O cantor e surfista carioca Felipe Dylon fará reportagens especiais para o Quebrando a Rotina, do Caldeirão do Huck e Vídeo Show da Globo. A organização aproveitará a maré maranhense para tentar quebrar o recorde mundial de surfistas na mesma onda. Afinal aqui tem as melhores e mais perfeitas ondas do mundo, justifica Noélio. O evento é apoiado por Jerônimo Júnior, presidente da Associação de Surf na Pororoca do Maranhão (ASPM) que coordenará a seletiva para a indicação dos dois surfistas maranhenses no evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.