Guga volta aos 'top 20' na corrida dos campeões

Esporte na Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 15h01

RIO - Gustavo Kuerten demonstra, a cada semana, porque é considerado como o maior jogador brasileiro em todos os tempos. Mesmo com as dores no quadril - operado há pouco mais de dois anos - e a falta de mobilidade, o catarinense mantém-se entre os 20 melhores tenistas do planeta. Nesta segunda-feira, a ATP divulgou as novas listas da Corrida dos Campeões e do ranking de entradas após o encerramento do Masters Series de Toronto.

Na Corrida, ranking que conta apenas os resultados da temporada, Guga subiu quatro posições e agora é o 20º com 173 pontos. Guga pôde comemorar a ascensão na lista após a boa campanha no Canadá, onde foi eliminado nas oitavas-de-final pelo tcheco Jan Hernych em dia de rodada dupla (pela manhã derrotou o britânico Tim Henman).

Já no ranking de entradas, Guga não teve tantos motivos para comemorar: o brasileiro perdeu um posto, passando a ocupar o 24º lugar com 1.130 pontos.

As três primeiras posições em ambos os rankings permancem inalteradas: o suíço Roger Federer é o líder com 881 pontos na Corrida e 6.105 em entradas. O segundo colocado é o americano Andy Roddick que soma, respectivamente, 552 e 5.185 pontos e o terceiro é o argentino Guillermo Coria (480 e 3.185).

Guga foi um dos únicos a vencer Federer em 2004

Federer é uma máquina de conquistar títulos - este ano já ergeu oito troféus incluindo os do Australian Open, Wimbledon e dos Masters Series de Indian Wells (EUA), Hamburgo (Alemanha) e Toronto (Canadá). Além disso, o suíço tem o retrospecto de 57 vitórias e apenas quatro derrotas.

Gustavo Kuerten tem apenas uma conquista na temporada - a do Brasil Open -, mas uma prova de seu talento mesmo com o quadril que insiste em castigá-lo dentro da quadra são as vitórias expressivas contra tenistas top ten da ATP. Em uma das últimas "aulas" do Manezinho da Ilha está a vitória sobre Federer na terceira rodada em Roland Garros (triplo 6/4). Na semana passada, Kuerten bateu o britânco e semifinalista de Wimbledon, Tim Henman, no Canadá.

Em má fase, Saretta continua em decadência

Flávio Saretta parece não conseguir se livrar da má fase que atravessa. O brasileiro, que na semana passada disputou o Challenger italiano de San Marino e foi eliminado na estréia, perdeu quatro posições na Corrida dos Campeões e agora é o 78º com 63 pontos. Em entradas, nova queda: ele soma 496 pontos na 81ª colocação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.